Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/03/2020-17h41

Udesc Laguna sugere medidas para conter casos de Covid-19 em populações de baixa renda

Recomendações têm foco em assentamentos precários e população em situação de rua - Foto: Ascom PMF

Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, enviaram carta de recomendações ao governador do Estado, Carlos Moisés, e a gestores municipais para auxiliar no combate à disseminação do novo coronavírus, sobretudo entre moradores de assentamentos precários e população em situação de rua. Confira a carta.

Os docentes alertam que a ordem de "ficar em casa" como medida de segurança é de difícil aplicação para as milhares de pessoas em situação de rua ou que vivem de forma precária em SC, portanto, esse público merece atenção especial. Segundo eles, mais de cinco mil unidades habitacionais catarinenses são ocupadas de forma adensada.

A professora Renata Rogowski Pozzo ressalta que, nessas casas, há o compartilhamento de cômodos e até camas entre familiares, "o que torna ainda maior o desafio de isolar uma pessoa vulnerável em um único cômodo". Ela conta que mais de oito mil casas catarinenses não apresentam banheiro, "ou seja, nesses locais pode ser difícil até lavar as mãos".

Recomendações

Como arquitetos e/ou urbanistas, os autores da carta sugerem recomendações de curto, médio e longo prazos que visam mitigar impactos gerados pelo novo coronavírus. Entre as medidas, o grupo sugere a criação de um comitê consultivo interuniversitário e interdisciplinar de enfrentamento à pandemia.

Recomenda-se também que seja avaliada a possibilidade de abrigar idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas em situação de rua ou vulnerabilidade em abrigos temporários e de implementar medidas sanitárias para espaços públicos de grande concentração e movimentação cotidiana de pessoas, tal como lavatórios ao ar livre em praças e estações de transporte coletivo de passageiros com dispenser para sabonete líquido.

"É muito importante que a comunidade consulte as notas técnicas da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina pelo site", diz a professora, como reforço às medidas de proteção ao novo coronavírus. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail renata.pozzo@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h