Reitor destacou importância do diálogo interno e da divulgação de ações - Fotos: Rodrigo B. Schmitt
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Política de Comunicação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi lançada na tarde desta quinta-feira, 16, durante o intervalo da sessão do Conselho Universitário (Consuni) no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.
Prestigiado por representantes do Consuni e integrantes da comunidade acadêmica, o evento teve apresentações sobre a criação e a importância da política, além da distribuição de exemplares.
"A Política de Comunicação foi uma ideia que surgiu da necessidade de melhorar ainda mais nosso diálogo interno e nosso diálogo com a sociedade", disse o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, destacando a importância de divulgar as ações da universidade.
"A Udesc, que é a quarta melhor universidade estadual no
ranking do MEC e a 18ª no geral, está inserida em um contexto nacional e precisa ser mais vista nesse cenário", afirmou.
"A política ajudará a ampliar nossos canais de relacionamento no Brasil e permitirá que a Udesc seja ainda mais reconhecida pela sociedade em Santa Catarina e no resto do País", acrescentou Sousa, que parabenizou os profissionais de comunicação da universidade pelo trabalho realizado.
Públicos parceiros e processo de consolidação
O consultor externo
Wilson da Costa Bueno, que auxiliou as atividades da Comissão da Política de Comunicação, ressaltou que o documento coloca a Udesc no seleto grupo de instituições brasileiras de ensino superior que já têm esse instrumento.
Além disso, declarou que a política representa um movimento estratégico da Udesc dentro da expansão da instituição. "A Política de Comunicação reconhece os públicos internos e externos da universidade como parceiros", frisou.
O secretário de Comunicação da Udesc, Thiago Augusto, agradeceu ao apoio da gestão da universidade, dos profissionais envolvidos e da comunidade acadêmica na criação do documento.
"Agora, nosso desafio é fazer com que a política seja implementada em todas as unidades da instituição e elaborar e aprimorar os 16 guias e manuais previstos para consolidá-la", explicou.
"Precisamos criar manuais, como de Eventos e da Marca, e guias, como do Aluno, do Servidor e de Fontes, para padronizar procedimentos e nos tornar referência nacional em comunicação."
Construção coletiva
Prevista como um dos sete eixos do
Plano de Gestão 2012-2016, a Política da Comunicação teve sua
minuta construída de forma coletiva, com oito reuniões da comissão com servidores convidados entre fevereiro e maio e pesquisa com 1,1 mil alunos, professores, técnicos e terceirizados, que enviaram mais de 500 críticas e sugestões.
Já
disponível na internet, o documento tem 15 capítulos, que abordam temas como comunicação interna, relacionamento com a mídia, gestão da marca, mídias sociais, propaganda institucional, divulgação científica, preservação da memória e Rádios Udesc.
Leia mais:
13/10/2014 - Política de Comunicação da Udesc será lançada nesta quinta, em Florianópolis
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
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