Evento integra programação em celebração aos 60 anos da
Udesc. Foto: Tabita Strassburger/Secom/Udesc
O Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Caçador, recebeu a terceira edição itinerante do
Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK) 2025. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 28 de agosto, com apresentações abertas à comunidade.
O público prestigiou atrações artísticas e culturais voltadas ao cinema, poesia e dança, com uma programação especial em comemoração aos 60 anos da universidade.
“O objetivo do FIK 2025 é reforçar o compromisso da Udesc com a arte como ferramenta de desenvolvimento social e econômico, promovendo também ensino, pesquisa e extensão e fomentando a cadeia produtiva da cultura em Santa Catarina”, ressaltou o coordenador geral do evento, Rodrigo Moreira.
Uma das atrações da noite foi o Cine Clube com debate sobre o tema “Cultura e Território: Narrativas do Contestado”, com a apresentação do artista Reno Luiz Caramori Filho e comentário do pesquisador João Batista Ferreira dos Santos.
O público também pôde conferir uma sessão dedicada à poesia e identidade cultural, organizada pelo artista Elias de Lima e Projeto de Cultura Coletivo Negro Guerreiro Ramos, com a apresentação do estudante Felipe Santos Neto.
O evento incluiu ainda destaque para a história do professor e artista José Luiz Kinceler, que dá nome ao festival, com a exibição de um vídeo sobre o legado do homenageado, produzido pelo coletivo Geodésica e pelo filho de Kinceler.
A “Roda de Dança Circular Cultural - Udesc: 60 anos de mãos dadas com a Comunidade”, conduzida pelo Projeto de Cultura Udesc Circular, e a declamação da poesia sobre a herança do Contestado, foram responsáveis por encerrar a edição do FIK 2025 em Caçador.
A edição do Festival na Udesc Meio-Oeste teve a participação de estudantes, professores, técnicos, representantes de grupos sociais, autoridades e a comunidade em geral.
O diretor-geral da Udesc Meio-Oeste, Mayco Nunes, mencionou a diversidade cultural apresentada durante o evento e a importância da Udesc para o avanço das políticas culturais na região e em Santa Catarina. "É muita satisfação estar aqui e ter um evento com a casa cheia", pontuou.
A transmissão do FIK 2025 na Udesc Meio-Oeste, está disponível no canal da Udesc no YouTube.
Clique aqui para assistir.
Sobre o FIK 2025
A realização do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler em 2025 celebra os 60 anos da Udesc e os 40 anos da Udesc Ceart, unidade de ensino responsável pela criação e realização dos primeiros festivais, em 2018 e 2020. Juntas, essas duas edições reuniram cerca de 10 mil visitantes e mais de 240 atividades gratuitas e abertas ao público em Florianópolis.
Em 2025, o FIK se torna um festival institucional, organizado pela Coordenadoria de Cultura (Ccult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da Udesc, com envolvimento e colaboração de todos os centros da universidade.
O evento principal acontece em Florianópolis, de 19 a 22 de novembro. A primeira edição itinerante aconteceu em Lages, em julho, e a segunda em Ibirama no dia 24 de agosto. Além de Caçador, o festival ainda ocorrerá em Laguna (25/09), Balneário Camboriú (29/10) e Chapecó (12/12).
Para mais informações acesse a
página do festival ou o
Instagram do FIK.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006