Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/11/2015-19h04

Udesc mostra desafios do ensino superior a distância em evento com secretários regionais e prefeitos

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou o Seminário Projetos de Educação Superior nos Municípios do Estado de Santa Catarina para abordar o cenário atual, as perspectivas, os desafios e as soluções da educação superior a distância com secretários de Desenvolvimento Regional, prefeitos, representantes locais e coordenadores dos polos da instituição de ensino.

Além disso, o evento promovido na quinta-feira passada, 29, debateu as medidas de contingenciamento de recursos praticadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC), que afetam as ofertas de vaga em andamento e as planejadas para 2016.

A restrição de orçamento da UAB provocou a suspensão temporária do Edital nº 075/2014 do sistema, que inclui demandas da Udesc para os cursos de graduação em Pedagogia, Informática, Ciências Biológicas e Administração Pública, além da Especialização em Gestão Pública Municipal.

"Nós apresentamos como funciona a criação dos cursos da Udesc, a situação financeira da universidade e o Centro de Educação a Distância. Trabalhamos a educação a distância em parceria com a UAB", afirmou o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, que realizou a abertura do seminário com um panorama geral da universidade na área.

A apresentação do reitor teve participações do diretor-geral do Centro de Educação a Distância (Cead), David Daniel e Silva; da coordenadora da UAB na Udesc, Carmen Pandini; e dos pró-reitores de Ensino, Luciano Hack, e de Planejamento, Gerson Volney Lagemann. 

Segundo Sousa, o seminário proporcionou um diálogo com representantes das secretarias de Desenvolvimento Regional e dos municípios para a busca de alternativas viáveis que consolidem e permitam a continuidade dos projetos EAD da Udesc, que são voltados à formação de professores e às vocações regionais do Estado.

Entre as alternativas, estão a articulação no MEC para a liberação dos recursos e a mobilização com deputados e senadores catarinenses em Brasília para a obtenção de uma emenda parlamentar.

Leia mais:

16/10/2015 - Conselho Universitário da Udesc aprova nova estrutura administrativa do Cead por unanimidade

14/09/2015 - Udesc divulga nota sobre contingenciamento de recursos federais no ensino a distância

26/06/2015 - Novos cursos a distância da Udesc aguardam resultado de edital do MEC para abertura de turmas

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143  
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h