Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/07/2021-22h21

Udesc oferece oficina de teatro on-line e gratuita voltada a profissionais do transporte

A oficina "Deslocamento de histórias" recebe inscrições até o dia 9 de julho

O estudante Giórgio Zimann Gislon vai realizar a oficina “Deslocamento de histórias: oficina de narração teatral online para profissionais do transporte”. Giógio é graduando em Teatro e doutorando em Artes Cênicas no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A oficinaque  é voltada para entregadores, motoristas e caminhoneiros, tem vagas limitadas e as inscrições se encerram na sexta-feira, 9 de julho.

A ideia propõe coletar as histórias que cada participante tem vontade de contar, e elaborar maneiras de entrelaçar as histórias pessoais com as histórias dos outros participantes do grupo. A oficina vai aprimorar a fala em público, treinar atuação para câmera, estudar um pouco de dramaturgia de contação de histórias e contar as histórias do que acontece nas vidas dos profissionais do transporte. O objetivo é construir uma pequena narrativa teatral on-line coletiva, a ser apresentada para um público de convidados dos participantes.

O tema surgiu da pesquisa de doutorado de Giorgio, sobre a performance de atores não profissionais no teatro. O público alvo foi escolhido a partir de uma peça didática de Bertolt Brecht, "A exceção e a regra", que trata das relações de trabalho no ramo do transporte. “O trabalho mediado por aplicativos, com jornadas ilimitadas e sem direitos trabalhistas, me fez pensar em tentar recriar essa peça para os tempos atuais, com os trabalhadores como atores não profissionais contando suas histórias vividas”, conta Giorgio.

“Deslocamento de histórias” vai acontecer toda segunda e quarta-feira, de 12 de julho a 4 de agosto, das 15h30 às 18h, por meio de plataforma digital. O horário pode ser alterado de acordo com a disponibilidade dos participantes. 

Os interessados têm até 9 de julho para se inscrever, pelo Instagram @deslocamentodehistorias ou pelo e-mail historiasdotransporte2021@gmail.com, informando nome, idade, número de celular, cidade onde mora e contando em até três linhas porque tem vontade de fazer a oficina.

A ação tem apoio do projeto de extensão Encontro com Dramaturgo, do professor Stephan Baumgartel, no qual Giórgio ministrou em 2019 e 2020, junto com Paula Maba, do Laboratório de Escritas Teatrais. Além disso, faz parte da disciplina de graduação Estágio Supervisionado I – Teatro na Comunidade, que oferece uma série de oficinas ministradas pelos graduandos

Serviço
O que: oficina “Deslocamento de histórias”, com Giórgio Zimann Gislon
Quando: de 12 de julho a 4 de agosto, às segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 18h.
Inscrições: até 9 de julho, pelo Instagram @deslocamentodehistorias ou pelo e-mail historiasdotransporte2021@gmail.com
Vagas: 14
Quanto: gratuito

*Confira na galeria de imagens a divulgação da oficina 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h