Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/10/2018-15h37

Udesc organiza ciclo de debates "Caminhos do Contemporâneo" em parceria com Museu Victor Meirelles

O Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza mais uma ação gratuita no Museu Victor Meirelles. Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, das 14h30 às 17h, realiza-se o ciclo de debates Caminhos do Contemporâneo, com o tema Aproximações Dialéticas entre Ver, Dizer e Fazer no Contemporâneo. Com vagas limitadas, para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo endereço online

O evento apresentará três mesas de debates durante os três dias. A primeira começará no dia 24 discutindo o desafio de ensinar arte no âmbito nacional atual, que discute as abordagens do cenário político brasileiro, em um resgate histórico e cultural. A segunda atividade, no dia 25, aborda o tema da invisibilidade em sua representatividade na moda e também a teoria do despertar de Walter Benjamin. No terceiro e último dia, o debate vai desde marcos históricos sobre a arte de vestir, até as expressões nas pinturas de Victor Meirelles e no figurinismo atual.

O LabMaes da Udesc Ceart dá continuidade às atividades propostas em parceria com o Museu Victor Meirelles desde o primeiro semestre deste ano. Após semiários e minicursos, agora o Laboratório realiza a exposição e o ciclo de debates para popor um espaço aberto de discussões que referenciam a moda e a arte como um ato social. Segundo o laboratório a proposta é discutir as comunicações não lineares entre o ver, o dizer e o fazer; mediante ao tema da arte, da moda e do ensino sensível contemporâneo, por meio de diferentes pesquisas.


Exposição Artisticidade no Tecido

Durante o ciclo de debates também será realizada a exposição Artisticidade no tecido – Articulações Estéticas entre Estampa e Bordado. A palavra artisticidade se refere à situação ou qualidade daquele que é artista. Na exposição, em cartaz de 24 de outubro a 26 de novembro, serão exibidos experimentos realizados pelas artistas Paula Rodrigues e Tatiane Rebelatto, que estabelecem um discurso entre arte, design e moda, com o tema das imagens africanas.

O trabalho apresentado é manual, artesanal com o uso do tecido de algodão cru tingido e bordado com linhas e pedrarias. No caso do trabalho da artista Paula, a base de suas obras são fotografias de tribos africanas que servem de referência para realizar seus registros bordados.
 

PROGRAMAÇÃO

Dia 24/10 – Desafios do ensinar: território incontornável
Debatedoras: Maria Cristina Rosa, Fátima Lima, Giovana Hillesheim. Mediadora: Paula Correia

Dia 25/10 – Ver o invisível: investigações possíveis
Debatedoras: Marcia Ramos de Oliveira, Daniela Novelli, Joana Kretzer Brandenburg. Mediadora: Noeli Moreira.

Dia 26/10 – Vestir e despir: reflexões entre a arte, a moda e o ensino
Debatedores: Mara Rúbia Sant’Anna, Maria Cristina Volpi e José Alfredo Beirão Filho. Mediadora: Káritha B. Macedo.

Inscrições aqui

Serviço:

O QUÊ: Ciclo de debates Caminhos do Contemporâneo
ONDE: Museu Victor Meirelles, Rua Rafael Bandeira, 41, Centro, Florianópolis, SC
QUANDO: Nos dias 24,25 e 26 de outubro das 14h30 às 17h.
QUANTO: Gratuito mediante inscrição pelo link.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h