Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/04/2014-11h47

Udesc participa de projeto que pretende combater pragas do cultivo de maçã e pera

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e outras instituições desenvolvem, desde 2013, o projeto PomiPest, que visa criar tecnologias para o manejo integrado no combate a pragas da produção de pera e, principalmente, de maçã em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Os recursos para a execução do projeto, de R$ 791 mil, foram liberados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Como representantes da Udesc no projeto, atuam os professores Amauri Bogo, Mari Inês Carissimi Boff e Cláudio Roberto Franco, do curso de pós-graduação em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), mantido pela universidade em Lages.

Segundo Franco, o projeto realiza 42 atividades de pesquisa, com foco no combate a pragas como mosca-da-fruta, lagarta enroladeira e grafolita, que atacam maçãs dos principais centros, entre os quais São Joaquim, Painel e Fraiburgo, em SC, e Vacaria, no RS. O cultivo catarinense de maçã, com 3.300 produtores, representa 60% do total do Brasil.

Sistema de alerta

O programa, que reúne profissionais capacitados com a formação de uma rede multidisciplinar, disponibilizará, até 2016, tecnologias para o monitoramento rápido e eficiente de pragas e doenças, com automação e transferência da informação ao setor produtivo e criação de um sistema de alerta.

Segundo os professores da Udesc Lages, essas tecnologias agregarão eficiência no controle das pragas e redução dos custos e do impacto ambiental das intervenções fitossanitárias em pomares de pera e, principalmente, maçãs.

"Com essas atividades, pretende-se aumentar a capacidade competitiva da fruta em mercados externos e, ao mesmo tempo, ofertar alimentos seguros vindos de uma agricultura menos impactante à sociedade brasileira", diz o docente Franco.

Estudos recentes apontam um prejuízo anual de R$ 25 milhões devidos aos custos com defensivos e perdas efetivas causadas pelas pragas que atacam os pomares de maçãs. A fruta também sofre com ameaças climáticas severas, como o granizo. 

Além da Udesc, atuam no programa instituições como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h