Evento aconteceu na Udesc Planalto Norte, com crianças
que participam de projetos ao longo do ano na universidade.
Foto: Divulgação/Udesc Planalto Norte
O Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou na sexta-feira, 6 de dezembro, o Natal Solidário, nas dependências da unidade, em São Bento do Sul.
A ação teve como objetivo beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vereadora Rita Maria Dums, do munícipio, que participam de ações de extensão e cultura promovidas pela Udesc Planalto Norte. A parceria entre a universidade e o CRAS de São Bento do Sul inclui atividades voltadas para crianças e idosos, como inclusão digital, práticas esportivas, oficinas de artesanato e mentorias, promovendo a aproximação entre a Udesc e a comunidade.
Para as crianças, a iniciativa busca não apenas oferecer uma tarde de diversão e lazer, mas também fortalecer a ideia de que, independentemente da classe social ou das experiências de vida, é possível sonhar com o ensino superior e alcançá-lo.
Ao todo, foram arrecadadas 92 caixas de bombons, distribuídas para as crianças durante o evento. A programação incluiu uma oficina lúdica conduzida pelo Palhaço Massaroca, que animou os pequenos com brincadeiras interativas e esculturas em balões. Ainda, as crianças puderam se divertir com uma variedade de brinquedos, algodão doce e pipoca.
"Não se trata somente de um evento solidário para crianças atendidas por ações de extensão e cultura, mas envolve também o amadurecimento da ideia de que todos podem cursar nível superior, independente da classe social e de suas experiências de vida", afirma o professor Moacyr Carlos Possan Junior, diretor de extensão do da Udesc Planalto Norte.
"O futuro das crianças depende de quebrarmos ciclos de analfabetismo e baixa escolaridade, dando-lhes a oportunidade de sonhar com um futuro melhor. Queremos mostrar que a educação pública é acessível e possível para todos, incentivando-os a estudar e quem sabe, um dia, fazer parte da Udesc. Agradeço a todos que contribuem para tornar isso possível, do administrativo aos estagiários e motoristas. Que possamos continuar transformando vidas nos próximos anos", completa Luciane Stawny Sampaio, coordenadora do Cras.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934