Edital de licitação da nova construtora da escola está
previsto para setembro - Foto: Roberto Böell Vaz/Cepo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) comunicou na quarta-feira, 26, ao promotor de Justiça Marcelo Brito de Araújo, do Grupo de Atuação Especializado em Educação do Ministério Público de Santa Catarina (Gaeduc/MP-SC), que, até o fim de 2024, será retomada a obra de construção das novas instalações da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles no terreno do Bairro Capoeiras, em Florianópolis, que também abrigará a nova estrutura do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).
O contrato com a primeira construtora da escola, a PNA Construções e Incorporações, foi rescindido de forma amigável entre a Udesc Cefid e a empresa em maio deste ano. Ele havia sido firmado em 10 de setembro de 2021, teve ordem de serviço assinada em 2 de março de 2023 e ficaria vigente até 21 de novembro deste ano. A rescisão está consolidada, tendo já sido publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), e o pagamento da indenização está próximo de ser liquidado.
Conforme a Lei Estadual nº 18.619/2023, a Udesc precisa construir o novo prédio da escola até janeiro de 2027. No comunicado ao MP-SC, a universidade informou as seguintes previsões de datas para a contratação de uma nova construtora:
Em julho e agosto, ocorrerão ajustes internos no projeto e na planilha de custos para o próximo edital;
Em setembro, haverá o lançamento do edital de licitação;
E, entre novembro e dezembro, será feita a retomada da obra, que foi parada na fase final de limpeza e terraplanagem do terreno.
"Havia a possibilidade agora de, em vez de construção tradicional, fazer construção modular da escola, mas essa opção foi descartada devido a restrições técnicas. Além disso, todas as partes envolvidas [universidade, escola e Ministério Público] chegaram ao consenso de excluir o ginásio da primeira etapa da obra", comenta a diretora-geral da Udesc Cefid, professora Suzana Matheus Pereira.
Na terça-feira, 25, esses assuntos foram tratados em uma reunião entre a vice-reitora da Udesc, professora Clerilei Bier, e o promotor Marcelo Araújo.
Novas estruturas do centro
Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid será desenvolvido por meio de concurso público. Definida pelo Conselho de Centro e pela gestão da Udesc Cefid e endossada pela Reitoria, a decisão ocorreu devido à complexidade e à relevância da obra. O edital do concurso está em elaboração.
Desde que assumiu o terreno no Bairro Capoeiras, em 2017, a Udesc Cefid já fez intervenções para garantir a segurança e a manutenção do local até a conclusão das obras. Dentre elas, o restauro do muro de arrimo, com custo superior a R$ 1,3 milhão.
Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo com a escola estadual e o Novo Cefid promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.
Os programas de pós-graduação contam com o suporte de mais de 20 laboratórios de pesquisa e de mais de 20 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, o centro tem a Clínica Escola de Fisioterapia, que é referência na área e realiza atendimentos gratuitos a pacientes encaminhados pela rede pública de saúde.
A Udesc Cefid também está entre os centros da universidade com mais extensionistas – ao todo, seus professores, estudantes e técnicos realizam hoje mais de 170 ações de extensão nas áreas de saúde e esporte para a sociedade.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.