Atividades acontecem no dia 14 de novembro.
Imagem: Divulgação.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove, no dia 14 de novembro, uma palestra seguida de recital com o Duo Pianístico Heron Alvim e Junia Canton. As atividades, gratuitas e abertas à comunidade, serão realizadas no Auditório do Departamento de Música (DMU). A palestra tem início às 14h e o recital às 19h.
Com o tema “Música brasileira do século XX: escrita, estilo e linguagem na Sonata n.1 de Padre Penalva e nas Cirandas 3 e 15 de Villa-Lobos”, o evento propõe uma imersão no repertório pianístico nacional. Na palestra, o duo abordará aspectos da escrita, do estilo e da linguagem nas obras de Penalva e Villa-Lobos. Já no recital, as peças discutidas serão apresentadas ao público, junto de outras composições para piano a quatro mãos.
Sobre os músicos
Atuando desde 1990, o Duo Junia Canton e Heron Alvim tem se destacado por suas apresentações no Brasil, Portugal e Estados Unidos. No Brasil, já se apresentou em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Belém e Cuiabá. Em Portugal, participou do Festival Internacional de Piano de Óbidos (2012 e 2013), com gravações ao vivo para a Rádio Antena II, além de recitais em Lisboa e Évora. Nos Estados Unidos, realizou turnês e masterclasses em instituições como a Cushing Academy, Kent Music School, Catholic University of America, West Virginia University e Indian Hill School of Music.
O Duo também idealizou, ao lado da pianista Mônica Tessitore, o International Piano Week of Cushing Academy (2015, 2016 e 2025), voltado à difusão da música brasileira. Entre suas colaborações recentes, destacam-se os concertos com a Orquestra OVO, sob regência de Werner Silveira, na Série Gerdau (2022), e apresentações no Festival de Maio (2023). Em 2025, o Duo voltou aos Estados Unidos para concertos e masterclasses no III International Piano Week at Cushing Academy e no Chamber Music Intensive at Groton Hill Music Center, Massachusetts.
Junia Canton é doutora em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também concluiu o mestrado e o bacharelado. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desde 1998, seus alunos já conquistaram mais de 300 prêmios nacionais e internacionais. É especialista em práticas interpretativas da música brasileira e pesquisadora das obras de Almeida Prado. Realizou turnês e gravações no Brasil e no exterior, e foi premiada pela Valerie Canady Foundation (EUA) e por editais da Funarte e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Heron Alvim Moreira é doutor em Performance pela West Virginia University (EUA), mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel pela UFMG. Atuou como professor da UEMG e é pianista colaborador da UFMG. Foi bolsista do governo americano e da Valerie Canady Foundation, destacando-se por sua pesquisa sobre o compositor brasileiro José de Almeida Penalva. Como solista e camerista, se apresentou em importantes salas de concerto no Brasil, Portugal e Estados Unidos.
Serviço
O quê: Palestra e recital com Duo Pianístico Heron Alvim e Junia Canton
Quando: 14 de novembro. A palestra tem início às 14h e o recital às 19h
Onde: Auditório do Departamento de Música (DMU)
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade; não há necessidade de retirada de ingressos
Capacidade do local: 100 pessoas
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350