Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/04/2015-17h45

Udesc prorroga inscrições para curso de extensão em flauta doce em Florianópolis


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) prorrogou nesta segunda-feira, 13, as inscrições para o curso de extensão em flauta doce e para o Núcleo de Flauta Doce – Música Antiga e Contemporânea.

As atividades gratuitas e abertas à comunidade serão conduzidas pela professora e flautista Valeria Bittar, do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis.

As inscrições agora poderão ser realizadas até o dia 20 pelo preenchimento do formulário online. As aulas iniciaram nesta segunda-feira, no Laboratório 2 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, e serão realizadas até dezembro, tendo carga total de 60 horas.

O curso terá duas turmas, sendo uma para iniciantes, na qual será dada preferência para os interessados que têm iniciação na notação musical e uma flauta, enquanto a outra será oferecida para alunos avançados, que já tocam o instrumento e desejam aprofundar-se tecnicamente, e para os professores atuantes no ensino musical escolar – pedagogos formados e em formação.

Estão disponíveis os seguintes horários:
  • Turma A - segunda-feira, das 15h30 às 17h (iniciante);
  • Turma B - segunda-feira, das 17h às 19h (avançado e Núcleo de Flautas Doce – Música Antiga e Contemporânea).
Sobre o curso

O curso desenvolverá as seguintes ações: pesquisa de repertório de tradição oral pessoal, regional e nacional e repertório histórico que possam ser aplicados na educação musical escolar; elaboração de arranjos musicais coletivamente; trabalho de percepção corporal como base para a técnica do instrumento; e duas apresentações dos alunos, uma em junho e outra em novembro.

As aulas terão início com um trabalho de percepção e de sensibilização físicas a partir da técnica de Klauss Vianna para escuta do corpo, que enfoca a percepção do próprio corpo e a percepção dele em relação ao espaço e aos outros corpos em movimento. Confira o conteúdo programático.

Núcleo

O Núcleo de Flauta Doce – Música Antiga e Contemporânea foi criado para difundir o trabalho realizado no curso de extensão em flauta doce e é dirigido aos alunos flautistas com experiência mais aprofundada no instrumento.

A professora Valeria explica que o repertório trabalhado e apresentado pelo grupo abrange principalmente músicas de diferentes períodos da história do Ocidente, em especial aquelas nas quais o protagonista é a flauta doce, instrumento cujas bases ramificam-se ao longo de 2,5 mil anos.

Em 2015, o grupo trabalhará e apresentará um programa voltado à música da Renascença, além da música contemporânea composta por autores brasileiros e de outras nacionalidades.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h