Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2021-19h17

Udesc realiza 2ª edição virtual do Ceart Aberto à Comunidade no sábado

Imagem: Divulgação.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza neste sábado (29) a segunda edição virtual do projeto de extensão Ceart Aberto à Comunidade. Com início em 24 de abril, em sua 1ª edição virtual, o evento totalmente online, contará ainda com mais uma edição, em 26 de junho.

Com a pandemia da COVID-19 o Ceart Aberto à Comunidade se remodelou. Em 2020, em vias de produção e organização, o evento foi cancelado. Por isso, após um longo período de estudos para viabilizá-lo em formato online, procurando manter a maior qualidade técnica possível e facilitar o acesso aos trabalhos artísticos e culturais no ambiente da internet com todas as adaptações e adequações, o evento está no ar, em ambiente 100% virtual. 

Para realizar o Ceart Aberto, foram selecionadas via edital de chamada pública 15 atividades artísticas e culturais, por meio de vídeos pré-gravados, áudios ou fotos (no caso de exposições), e seis oficinas artísticas e culturais de proponentes externos à Udesc, realizadas de modo remoto no dia da edição virtual, além de uma exposição de trabalhos dos estudantes da Udesc Ceart. O mais importante: o Ceart Aberto à Comunidade conta com acessibilidade completa, com Libras ou descrição de imagens.

A viabilidade do projeto se deu em virtude dos recursos oriundos da emenda parlamentar n. 935/2019, de autoria da deputada estadual Luciane Carminatti e de outros recursos provenientes da universidade.

Programção de maio
A edição de maio do Ceart Aberto - Edições Virtuais, vai contar com oficinas, atividades de tradição e cultura, audiovisual, artes cênicas, música e exposições. Cada atividade acontece somente no horário marcado e as exibições são transmitidas pelo canal do Youtube do Ceart Aberto e pelo site do evento.

Oficinas Virtuais
Para este sábado, 29 de maio, estão programadas duas oficinas, em salas virtuais. Ministrada pela artista Camila Silveira Duarte, pesquisadora e investigadora de estudos do movimento do corpo e orientadora de processos criativos das artes da cena, além de arte-educadora, a oficina Movimento Expressivo propõe aos participantes a pesquisa prática em que possam reconhecer quais são as forças que se destacam e se manifestam em seus corpos enquanto se movimentam. Os participantes são orientados a transitar entre a consciência corporal, a expressão corporal para, através delas, performar memórias e desejos, expressar seu mundo interior, reprogramar os afetos e a relação com o mundo.

Já a oficina Escrita, memória e movimento será ministrada pela poeta, performer, produtora cultural, antropóloga, professora de sociologia e “dizedora” de poesia, Juliana Ben. A oficina propõe os exercícios da escrita como movimento e da memória como criação. Tratará os movimentos do corpo (físico, mental e emocional) os associando ao desenvolvimento das ideias criativas, da escrita de memórias, da leitura e da escuta atenta, da expressão oral dos sentimentos e da identificação do corpo como instrumento de ação e de transformação.

Inscrições e acesso
As duas atividades têm inscrições gratuitas, até quarta-feira (26) e acontecerão simultaneamente, das 9h às 12h. As vagas são limitadas, por ordem de inscrição. Para fazer parte de uma das turmas os interessados devem ter mais de 16 anos e preencher o formulário de inscrição.

Prêmio e exposição Invenções Pandêmicas
O evento apresenta em sua programação obras selecionadas, por edital, no Prêmio Invenções Pandêmicas. Nele são expostas 10 criações de estudantes da Udesc Ceart que compõem uma exposição virtual. O objetivo central do prêmio é dar visibilidade às invenções e reinvenções dos acadêmicos em 2020, durante o distanciamento social.

São trabalhos imagéticos, sonoros e audiovisuais e ficam hospedados no site para visitação durante todo o período do evento, sendo possível visitá-la a qualquer momento, até o dia 26 de junho.

Portal
Visite o Ceart Aberto à Comunidade - Edições Virtuais e acompanhe também o evento no Instagram e no Facebook, para ficar por dentro de toda a programação.

Serviço:
O que: Ceart Aberto à Comunidade –  2ª Edição Virtual
Quando: 29 de maio
Onde: www.ceartaberto.com
Quanto: gratuito

Confira a programação completa do dia 29

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h