Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/12/2019-14h15

Udesc realiza encontro sobre preparo em cirurgias de grande porte na próxima semana

Núcleo do Cefid promove encontro - Foto: Karla Quint
De 9 a 11 de dezembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza o 5º Encontro de Fisioterapia no Pré e Pós Operatório de Cirurgias de Grande Porte, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Gratuito, o evento é voltado a fisioterapeutas, alunos e demais profissionais da área da saúde. As vagas limitadas, com inscrições pela internet até esta quinta-feira, 5, ou no dia e local do encontro.

O evento será uma imersão em avaliação e treinamento muscular respiratório e discutirá o treinamento como forma de preabilitação e de reabilitação pós-operatória.

A programação prevê atividades teóricas e práticas, com o manuseio de equipamentos de avaliação e de treinamento. O conteúdo programático envolve quatro grandes tópicos: Aspectos Fisiológicos; Avaliação Funcional dos Músculos Ventilatórios; Treinamento Muscular Inspiratório no Pré-Operatório; e Treinamento Muscular Inspiratório no Pós-Operatório. 

A organização é do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia no Pré e no Pós-Operatório de Cirurgias de Grande Porte (Prepara), da Udesc Cefid, com apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), da HAB Latin America e NCS do Brasil, representantes dos equipamentos Powerbreathe.

Palestrante

O palestrante será o fisioterapeuta Mateus Souza Esquivel, da Bahia. Graduado em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador, Mateus tem pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Faculdade Social da Bahia (FSBA) e é especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Fisioterapia Respiratória pelo sistema Assobrafir-Coffito.

Atua como fisioterapeuta respiratório de atletas olímpicos e paralímpicos e é sócio-coordenador do Núcleo de Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular do Grupo Neurofuncional de Atendimento e Pesquisa (GNAP), além de ministrar cursos de avaliação e treinamento muscular respiratório por todo o Pais.

Importância do preparo

Desde 2014, o Prepara tem atendimento gratuito na área de fisioterapia pré e pós-cirúrgica para a comunidade. Segundo o coordenador do núcleo, professor Darlan Matte, em cirurgias eletivas, ou seja, que são marcadas com antecedência, o tempo pré-operatório não pode ser desperdiçado e a preabilitação melhora a condição física do paciente, pois, após a cirurgia, esse procedimento acelera a recuperação e o retorno às atividades.

"O fisioterapeuta prepara, condiciona o paciente para a cirurgia, para que o anestesista e o cirurgião recebam o paciente na melhor condição possível e para que o procedimento possa ser feito nas melhores condições", afirma Matte.

"Não é todo lugar que oferece esse tipo de atendimento, que tem sido oferecido em locais mais desenvolvidos. Além disso, o treinamento muscular respiratório tem se tornado um componente possível no processo de preparo e reabilitação dos pacientes. O evento de imersão atualizará os profissionais e alunos da Udesc e de outras instituições de uma forma teórico-prática nesse assunto", completa.

Mais informações

A equipe do programa é formada por estudantes de graduação e pós-graduação e professores de Fisioterapia da Udesc Cefid. Os atendimentos do núcleo são realizados e devem ser solicitados junto à Clínica Escola de Fisioterapia, pelo telefone (48) 3664-8610.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail prepara.cefid@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: 5º Encontro de Fisioterapia no Pré e Pós Operatório de Cirurgias de Grande Porte.
QUANDO: Entre 9 e 11 de dezembro.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, com vagas limitadas e inscrições pela internet até 5 de dezembro.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Núcleo do Cefid promove encontro
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h