Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/03/2019-18h14

Udesc realiza exposição de fotografias no Hall da Reitoria a partir desta quarta

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com Centro de Artes (Ceart) da instituição, inaugura nesta quarta-feira, 13, a exposição “Olhar outros Olhares”, do fotógrafo Luis Paganelli. Esta é a quinta exposição artística que acontece no Hall da Reitoria da Udesc. A abertura da exposição está marcada para às 17h30 e as visitações podem ser realizadas até 10 de maio.

A exposição de Luis Paganelli reúne fotografias de uma temporada passada nos arredores da Piazza della Signoria, em Firenze, na Itália. Foram dois meses observando a rotina de moradores, comerciantes, turistas, artistas de rua e estabelecendo pactos de olhares com os fotografados.

“Em volta da praça tudo acontece, a vida pulsa, os olhares se cruzam, as paixões despertam, o trabalho flui, o artista se apresenta, o turista vibra, o morador observa da janela. E nesse espaço de burburinho constante há lugar também para a intimidade e a solidão”, afirma o fotógrafo.

Para a curadora Lucila Horn, “a força das imagens de Paganelli está na sua relação e cumplicidade com o outro, o que nos transporta para o ponto de vista do fotógrafo e nos faz seu cumplice”.

Sobre o fotógrafo

Luis Paganelli é natural de Caçador/SC, e conta que quando criança fascinava-se com fotografias e imagens publicadas em revistas e livros.

“Eu me sentia como se estivesse dentro das cenas de natureza da revista National Geographic que mostravam as lutas pela sobrevivência entre predadores e presas; me identificava com as fisionomias das crianças nas cenas captadas pelos fotógrafos de guerra; me impressionava com os desenhos que ilustravam a Divina Comédia de Dante Alighieri que de uma maneira pedagógica minha avó mostrava. Assim algo despertou e nutriu a imaginação e a vontade de construir imagens. E mesmo sem imaginar onde isso me levaria, comecei a fotografar ainda adolescente, aproveitando a câmera, o incentivo e o conhecimento de meu pai”, conta Paganelli.

Sua primeira câmera foi adquirida aos 18 anos de idade. Após aposentar-se como engenheiro, decidiu que a fotografia ocuparia um espaço maior em sua vida, como forma de forma de expressão de seus sentimentos e ideias sobre o mundo e as pessoas. “Hoje a fotografia faz parte do meu estar no mundo. Através desta procuro expressar, ordenar e compreender a mim mesmo e meu entorno”, complementa.

Atualmente Luis Paganelli dedica-se exclusivamente à fotografia e faz parte do Núcleo de Fotografia e Arte (Nefa), onde desenvolve pesquisas teóricas e práticas. Realizou sua primeira exposição individual em 2015, dentro da programação do 4º Festival de Fotografia Floripa na Foto.

Serviço:

O QUE: Exposição “Olhar outros Olhares”, do fotógrafo Luis Paganelli.
QUANDO: Abertura em 13 de março, às 17h30. Visitação até 10 de maio.
QUANTO: Aberto ao público e gratuito.
ONDE: Hall da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc),  Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h