Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2018-18h21

Udesc realiza Octa Fashion no dia 28 de novembro, apresentando coleções dos novos formandos de Moda

Coletção Revela[dor], de Bruna Cruz. Foto: Pedro Bonacina 
O maior evento de moda de Santa Catarina, o Octa Fashion - Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas, realizado anualmente pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ocorre na próxima quarta-feira, 28, em Florianópolis.

Com o tema “Deslocamentos”, o desfile apresenta as coleções dos novos formandos do curso de Moda da Udesc, que impactam pela criatividade e originalidade. Em sua oitava edição, o início do evento está marcado para às 19h, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras. Ingressos gratuitos podem ser retirados no Departamento de Moda até o dia 27, das 13h às 21h, no limite de duas entradas por pessoas. Na entrada do evento será recolhido 1Kg de alimento não perecível por pessoa, para doação à entidade filantrópica Serte.

Neste ano, 33 alunos apresentam suas criações no dia do desfile. Conforme a professora do curso de Bacharelado em Moda, Daniela Novelli, o tema extrai a ideia de mudar de posição, ir de um lugar a outro, deslocar-se. “A imigração é, em primeiro lugar, um deslocamento de pessoas no espaço físico. Porém, o espaço dos deslocamentos não é apenas geográfico; há também diferentes culturas e novos lugares simbólicos de diálogo, típicos da globalização contemporânea”, explica a docente.

Processo de produção

Ao longo do ano, os alunos participam de todo o processo de concepção, planejamento e organização do evento. “São meses intensos de trabalho e evolução – criação, design têxtil, modelagens e costura fazem parte da nossa rotina. Além disso, somos responsáveis por grande parte da organização do evento, do seu planejamento à execução. Assim, chegamos ao Octa com uma bagagem extensa de aprendizado que, com certeza, nos coloca à altura do mercado de trabalho que nos aguarda. É uma experiência única e completa”, diz Marina Casagrande, uma das formandas.

Os olhos estarão voltados para cada detalhe do que será apresentado na passarela do Octa Fashion. O evento é coordenado desde sua primeira edição pela professora Balbinette Silveira, entretanto neste ano quem está à frente da produção é a professora Amanda Queiroz Campos. Segundo ela, o Octa é uma oferta máxima do curso em aplicação prática dos conhecimentos desenvolvidos durante os semestres anteriores do Bacharelado em Moda da Udesc. “Não somente as coleções desfiladas, bem como a organização do evento são partes integrantes do projeto político-pedagógico e desenvolvidas ao longo do curso.  As práticas variadas possibilitam aos alunos um preparo muito mais holístico para o mercado de trabalho no amplo setor da moda, principalmente na área de comunicação”, destaca.

Nesta edição a Octa Store será realizada novamente, um espaço conceito que será montado apresentando marcas de vários segmentos, cujos empreendedores são egressos de Moda da Udesc.

Aula Magna

Antes do desfile, às 17h, será realizada no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira a aula magna do Mestrado Profissional em Design do Vestuário e Moda da Udesc. A aula, que tem como tema "Tendências que já estão mudando a Moda", será ministrada pelo professor Mariano Borges, doutor e mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) e professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo formulário online. Os participantes da aula magna também receberão ingresso de entrada ao Octa Fashion.

Serviço:

O QUE: Octa Fashion 2018 - Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas.
QUANDO: 28 de novembro.
ONDE: Centro de Eventos Gov. Luiz Henrique da Silveira, Rodovia SC-401, km 01, Canasvieiras, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito.
INGRESSOS: Retirada no Departamento de Moda da Udesc Ceart até 27 de novembro, das 13h às 21h, no limite de duas entradas por pessoas. No dia do evento será recolhido 1Kg de alimento não perecível por pessoa, para doação à entidade filantrópica Serte.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h