Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/11/2018-20h48

Udesc realiza palestra e oficina sobre processos de criação em intermídia

Foto: Divulgação
O programa de extensão Radiofonias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe o artista mineiro Ricardo Aleixo entre os dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro para o evento “Pesado demais para a ventania - Processos de criação em intermídia”, com oficina, lançamento de livro e conversa. As atividades gratuitas são voltadas principalmente para estudantes e professores de artes, artistas, músicos, atores, poetas, escritores e a comunidade em geral.

Oficina


A oficina, orientada por Ricardo Aleixo, possui parceria com a 6ª Maratona Cultural. Os encontros ocorrerão nos dias 1º e 2 de dezembro, das 9h às 13h e das 15h às 18h, no Departamento de Artes Cênicas (DAC). Ao todo são 25 vagas e os interessados devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail radiofonias.udesc@gmail.com até o dia 26 de novembro. A lista de selecionados será divulgada por e-mail e no site da Udesc Ceart até o dia 28.

Com carga horária total de 16h, a oficina desenvolve-se sobre processos de criação em intermídia, tendo como ponto de partida os poemas que integram o livro mais recente do artista, a antologia “Pesado demais para a ventania”, lançada em 2018. 

Por meio de exercícios individuais e coletivos, explanações teóricas e conversas informais, Aleixo apresentará ao grupo de participantes os fundamentos do método de criação de “poesia em performance” (Voco – Coro de Vozes Comuns) que vem desenvolvendo há 25 anos: trata-se, segundo o artista, da utilização de procedimentos técnicos e formais inspirados tanto nas poéticas experimentais dos séculos 20 e 21 quanto nos modos performativos de diversas culturas africanas, afro-diaspóricas e ameríndias.

Os inscritos devem levar já para o primeiro encontro: roupa confortável para a prática de exercícios vocais e corporais; celular com máquina fotográfica, filmadora e gravador de áudio; caderno com espaço suficiente para anotações, desenhos, observações etc; e três canetas esferográficas nas cores preto, azul, vermelho.

Lançamento de livro e conversa [ATIVIDADE CANCELADA, por motivo de força maior]


No dia 30 de novembro, às 19h, o artista realiza lançamento de livro e conversa no Centro de Artes (Ceart) da Udesc, no auditório do Bloco Amarelo. A atividade não necessita de inscrição prévia para participar.

Sobre Ricardo Aleixo


Ricardo Aleixo vive em Belo Horizonte. Artista e pesquisador intermídia, desenvolve projetos criativos que se situam na confluência da poesia (escrita, cantada, falada), das artes visuais, do teatro, da performance e da dança. É autor de 11 livros, dentre os quais o mais recente é a antologia poética “Pesado demais para a ventania” (Ed. Todavia, 2018). Como solista ou integrante da Companhia SeráQuê, de dança, ou da Sociedade Lira Eletrônica Black Maria, já se apresentou nos seguintes países: Argentina, Portugal, Alemanha, México, França, EUA, Espanha e Suíça. Trabalha atualmente na organização de um livro de ensaios sobre a arte da performance” e na reativação da revista “Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro”.

Sobre o Radiofonias


Radiofonias é um programa de extensão coordenado pela professora Raquel Stolf, do Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart, constituindo-se em um espaço de veiculação de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, silêncios incidentais e proposições sonoras intencionais para escutas expandidas.

O projeto tem o propósito de promover a arte sonora e a radioarte tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a população local. As áreas trabalhadas pelo projeto perpassam o teatro, a música e as artes visuais.

A equipe central é composta pelos professores Daiane Dordete (Artes Cênicas), Guilherme Sauerbronn (Música) e Raquel Stolf (Artes Visuais), além dos bolsistas Carlos Filho (Artes Visuais), Iscarlat Lemes (Artes Cênicas) e pelos colaboradores Franciele Favero, Priscila Costa Oliveira, Jaqueline Silva, Juliana Crispe, Julio Damasceno, Rodo Ramos e Silfarlem Oliveira.

O projeto conta também com o apoio do Laboratório de Som e Tecnologia do Departamento de Música, do LabPPGMUS, do Laboratório Integrado Multimídia (LIM), da Sala de leitura-Sala de escuta do Departamento de Artes Visuais, além da parceria com a Rádio Udesc de Florianópolis.
 

Serviço:

O QUE: “Pesado demais para a ventania - Processos de criação em intermídia” (oficina com Ricardo Aleixo).
QUANDO: 1º e 2 de dezembro.
ONDE: Centro de Artes da Udesc, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Inscrições para oficina até 26 de novembro por meio da ficha de inscrição a ser enviada ao e-mail radiofonias.udesc@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 30 de novembro de 2018, às 13h31.

galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h