Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/08/2018-15h23

Udesc recebe professor da UnB para debate sobre projeto Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras

Foto: Cultura Digital
O Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove nesta terça-feira, 7, um encontro com o professor José Jorge de Carvalho, professor da Universidade de Brasília (UnB). O docente apresentará o projeto “Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras”, coordenado por ele junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI).

O encontro ocorre das 12h15 às 14h no auditório do Departamento de Música do Centro de Artes (Udesc) e é voltado aos integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes.

Na segunda-feira, 6, o professor também estará na universidade para a aula inaugural do semestre 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS). Neste dia abordará o tema “Encontro de Saberes nas Artes: Para a Descolonização do Currículo das Artes nas Universidades da América Latina”, às 16h no auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.

Sobre o projeto “Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras“

 

O projeto Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília, que faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A meta do projeto é propiciar um espaço de experimentação pedagógica e epistêmica no ensino capaz de inspirar resgates de saberes e inovações que beneficiem a todos os envolvidos – estudantes, mestres e professores. O projeto pretende colocar em diálogo o mundo acadêmico e o mudo dos saberes tradicionais, centrado na transmissão oral e que preserva saberes de matrizes indígenas, africanas e de outras comunidades tradicionais no Brasil.

No âmbito do projeto está a disciplina "Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais", ofertada em suas duas primeiras edições como módulo livre pelo Departamento de Antropologia na Universidade de Brasília. A disciplina foi dividida em cinco módulos, contando cada módulo com um mestre de saber tradicional e um professor da universidade parceiro. A disciplina contou em suas primeiras edições com alunos dos cursos de engenharia florestal, arquitetura, pedagogia, música, artes cênicas, ciências da saúde, sociologia, antropologia e serviço social.

Sobre o professor

 

O professor José Jorge de Carvalho possui doutorado em Antropologia Social pela The Queen's University Of Belfast (1984); pós-doutorado pela Rice University (1995) e pós-doutorado pela University of Florida (1996). Foi professor na University of Wisconsin - Madison (1999). Atualmente é professor titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Pesquisador 1-A do CNPq e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCT), do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq. Seu trabalho como antropólogo se desenvolve principalmente nas seguintes áreas: etnomusicologia, estudos afro-brasileiros, estudo da arte, religiões comparadas, mística e espiritualidade, culturas populares, e ações afirmativas para os negros e indígenas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h