Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/07/2019-17h22

Udesc tem encontro nesta terça sobre preparo operatório em cirurgias de grande porte

Evento é realizado pelo núcleo Prepara, do Cefid, em Florianópolis - Foto: Divulgação
Nesta terça-feira, 2, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove o 4º Encontro de Fisioterapia no Pré e Pós Operatório de Cirurgias de Grande Porte. Gratuito, o evento terá atividades das 11h às 18h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. Acesse a programação.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou no local e horário de início no evento.

Voltada a fisioterapeutas, alunos e demais profissionais da área da saúde, a programação inclui uma palestra, uma defesa pública de dissertação e uma roda de conversa.

O encontro é uma iniciativa do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte (Prepara), da Udesc Cefid.

Programação

Às 11h, a professora Ada Clarice Gastaldi ministrará uma palestra sobre com o tema "Entendendo o sistema respiratório de idosos". A palestrante é docente do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

Às 14h, o mestrando Joaquim Henrique Lorenzetti Branco, do Programa de Pós-Graduação em Fisioteraía da Udesc Cefid, defende sua dissertação de mestrado, com o tema "Comparação da pletismografia optoeletrônica com a pletismografia de corpo inteiro na mensuração dos volumes e capacidades pulmonares de indivíduos com obesidade". Integram a banca examinadora os professores doutores Darlan Laurício Matte (orientador), Ada Clarice Gastaldi, Elaine Paulin Ferrazeane, Michele Gonçalves de Souza Tavares e Dayane Montemezzo. O encontro será na Sala 11.

O encerramento do evento terá uma roda de conversa com o tema "Preabilitação em cirurgia bariátrica: realidades de Ribeirão Preto e Florianópolis", com participação dos professores Ada Clarice e Darlan Matte, entre outros especialistas da área.

Importância do preparo

Desde 2014, o Prepara oferece atendimento gratuito na área de fisioterapia pré e pós-cirúrgica para a comunidade. Nas cirurgias eletivas, ou seja, que podem ser marcadas com antecedência, o preparo pré-operatório evita alguns fatores de risco e, após a cirurgia, esse procedimento melhora a recuperação.

A equipe do programa é formada por estudantes e professores de Fisioterapia da Udesc Cefid e por profissionais de saúde de outras áreas.

Mais informações

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail prepara.cefid@udesc.br e com a Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid pelo telefone (48) 3664-8610.

Serviço

O QUÊ: 4º Encontro de Fisioterapia no Pré e Pós Operatório de Cirurgias de Grande Porte.
QUANDO: 2 de julho, das 11h às 18h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANDO: Gratuito, com inscrições pela internet.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento é realizado pelo núcleo Prepara, do Cefid, em Florianópolis
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h