Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/12/2019-14h52

Udesc tem palestra sobre treinamento muscular inspiratório na segunda

Evento abordará técnica para aumento do desempenho de atletas - Foto: Divulgação
Na próxima segunda-feira, 9, às 9h30, o Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe a palestra "Treinamento muscular inspiratório para aumento do desempenho de atletas: desafios e perspectivas".

Voltado a fisioterapeutas, profissionais de educação física, estudantes, atletas, treinadores e demais interessados, o evento é gratuito e tem inscrições pela internet.  

A palestra tem o objetivo de discutir os desafios e perspectivas do treinamento muscular inspiratório como forma complementar ao treinamento físico para aumentar a capacidade física ou desempenho de atletas de diferentes modalidades, bem como de indivíduos saudáveis que buscam melhora da saúde respiratória.

Os participantes acompanharão uma apresentação teórica e uma demonstração de como é realizado o treinamento muscular inspiratório atualmente.

Palestrante

A palestra será proferida pelo fisioterapeuta Mateus Souza Esquivel, da Bahia. Graduado pela Universidade Católica do Salvador, Mateus atuou como fisioterapeuta respiratório de atletas olímpicos e paralímpicos e, dentre outras atividades, é sócio-coordenador do Núcleo de Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular do Grupo Neurofuncional de Atendimento e Pesquisa (Gnap) desde 2016. Também ministra cursos de avaliação e treinamento muscular respiratório por todo o Pais.

A atividade é organizada pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia no Pré e no Pós-Operatório de Cirurgias de Grande Porte (Prepara), da Udesc Cefid, que é coordenado pelo professor Darlan Laurício Matte, docente dos programas de pós-graduação em Fisioterapia e em Ciências do Movimento Humano da unidade.

O evento tem apoio da HAB Latin America e da NCS do Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail prepara.cefid@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8600.

Serviço

O QUÊ: Palestra "Treinamento muscular inspiratório para aumento do desempenho de atletas: desafios e perspectivas", com o fisioterapeuta Mateus Souza Esquivel.
QUANDO: Segunda-feira, 09/12, às 9h30.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuita, com inscrições pela internet e no local.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento abordará técnica para aumento do desempenho de atletas
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h