Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/11/2020-18h42

UPAs reduzem internações se médicos não forem sobrecarregados, conclui pesquisa da Udesc Esag

Recorte da pesquisa para Florianópolis obteve os mesmos resultados  que a média para o Brasil - Foto: Divulgação/PMF
O Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa de dissertação nesta sexta-feira, 6. As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas exclusivamente em ambiente on-line, em razão da pandemia de Covid-19.

Fernanda Linhares dos Santos defenderá perante a banca examinadora, para a obtenção do título de mestra, a partir das 14h desta sexta, sua dissertação “Avaliação do impacto das unidades de pronto atendimento nas internações por doenças do aparelho respiratório no Brasil”. A pesquisa teve orientação do professor Marcos Vinício Wink Júnior.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 6, a partir das 14h)

A pesquisadora avaliou o impacto das 750 Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) em funcionamento no país nas taxas de internações por doenças do aparelho respiratório. Os resultados apontam uma diminuição nessas taxas como consequência da atuação das UPA. Mas esse efeito decai à medida que aumentam as horas trabalhadas por cada médico.

Um recorte dos resultados foi feito também para o município de Florianópolis, com resultados semelhantes à média do Brasil. De acordo com a pesquisadora, os resultados podem ajudar gestores públicos em decisões de políticas públicas relacionadas às UPA no contexto do SUS.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Recorte para Florianópolis obteve as mesmas conclusões que para o Brasil
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h