Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/06/2020-14h49

Vídeo: conheça pesquisas da Udesc Esag sobre educação e cultura politica e fake news

 

O professor Daniel Pinheiro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica em vídeo parte do trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) envolvendo educação e cultura política. Atualmente, Pinheiro coordena um estudo para entender melhor o fenômeno das fake news, trabalho que deve se estender até julho de 2021.

O vídeo divulgado nesta segunda-feira, 1º, é o segundo de uma série semanal produzida pela Direção de Pesquisa e Pós-graduação para levar informação à comunidade sobre a produção científica desenvolvida na Udesc Esag. Todos os vídeos, de poucos minutos, serão publicados nas mídias sociais da Udesc Esag e ficarão disponíveis em udesc.br/esag/pesquisa/videos.



Daniel Pinheiro é ligado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações na Esfera Pública (Nisp) da Udesc Esag, onde coordena o projeto de pesquisa “Compreendendo a cultura política e a confiança a partir do papel das organizações que atuam na educação política". “O objetivo é estudar ferramentas e tecnologias que organizações usam para promover educação política”, explica o professor.

Fake news

Na fase atual da pesquisa, o foco tem sido direcionado para o estudo das fake news (as notícias falsas, em geral compartilhadas em mídias sociais e com objetivo deliberado de influenciar decisões ou opiniões).

De acordo com Pinheiro, a ideia é aproveitar a eleição municipal deste ano para entender melhor o fenômeno em relação à política. “A gente quer conhecer um pouco melhor a relação entre fake news e o eleitorado”, explica. “Entender como o eleitorado absorve fake news e como está se educando para se prevenir contra elas”.

O projeto de pesquisa, que envolve também estudantes de graduação e pós-graduação da Udesc Esag, é ligado ainda ao programa de extensão Educação e Cultura Política. Coordenado por Pinheiro, o programa promove cursos e outras atividades de educação política, buscando disseminar o conhecimento gerado pela pesquisa.

Acesse a série de vídeos em 
udesc.br/esag/pesquisa/videos

Acompanhe as novidades sobre a pesquisa na Udesc Esag
no
Instagram (@pesquisaepos.esag) e Facebook (/pesquisaepos.esag)

Conheça os grupos de pesquisa da Udesc Esag
em udesc.br/esag/gruposdepesquisa


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h