Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/07/2020-17h31

Vídeo: pesquisa da Udesc Esag cria escala para medir facilidade de uso de aplicativos móveis

O professor Rafael Tezza, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica em vídeo o projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) para criação de uma escala que permita medir o quanto um aplicativo móvel é fácil de usar. A escala ajuda a desenvolver aplicativos de mobile crowd sensing, como Waze e ParticipACT.

O vídeo divulgado nesta quarta-feira, 29, integra uma série semanal produzida pela Direção de Pesquisa e Pós-graduação para levar informação à comunidade sobre a produção científica desenvolvida na Udesc Esag. Todos os vídeos, de poucos minutos, são publicados nas mídias sociais da Udesc Esag e estão disponíveis em udesc.br/esag/pesquisa/videos.



Os aplicativos de mobile crowd sensing (MCS) são aqueles em que o usuário cede informações, como localização ou dados biométricos para controle da saúde, em troca de um serviço. “Eles se inserem no conceito de cidades inteligentes, fornecendo informações em tempo real para que empreendedores ou poder público possam tomar decisões e melhorar seus serviços”, explica Tezza.

Uma das principais barreiras para que esses aplicativos funcionem é a facilidade e uso. O projeto criou uma escala com 30 itens de usabilidade, divididos em 6 níveis, que permite atribuir uma nota comparativa à facilidade para usar os aplicativos de MCS. “Com isso os desenvolvedores podem identificar as características que precisam ser mais observadas”, afirma o coordenador.

Acesse a série de vídeos em
udesc.br/esag/pesquisa/videos

Acompanhe as novidades sobre a pesquisa na Udesc Esag
no Instagram (@pesquisaepos.esag) e Facebook (/pesquisaepos.esag)

Conheça os grupos de pesquisa da Udesc Esag em
udesc.br/esag/gruposdepesquisa

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h