O professor Leonardo Secchi, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica em vídeo o projeto de pesquisa Painel Latino-americano de Administração Pública e Políticas Públicas, desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). O projeto estuda os modelos de gestão e a forma de fazer política pública em diferentes países.
O vídeo divulgado nesta segunda-feira, 31, integra uma série produzida pela Direção de Pesquisa e Pós-graduação para levar informação à comunidade sobre a produção científica desenvolvida na Udesc Esag. Todos os vídeos, de poucos minutos, são publicados nas mídias sociais da Udesc Esag e estão disponíveis em udesc.br/esag/pesquisa/videos.
O projeto se propôs inicialmente a investigar os modelos de gestão e a forma de fazer políticas públicas presentes nos governos centrais de diferentes países da América Latina. A ideia é que que esses países compartilham desafios comuns e têm muito a aprender uns com os outros.
Um primeiro estudo de caso já foi produzido, sobre o Brasil. Atualmente o projeto desenvolve mais três estudos de caso (Chile, Peru e Argentina) e numa próxima fase abordará os governos de outros três países latino-americanos (México, Colômbia e Venezuela).
O projeto foi ampliado recentemente para incluir estudos semelhantes sobre os paíseis ibéricos (Portugal e Espanha), histórica e culturalmente ligados à América Latina. Esses estudos são resultado de uma parceria da Udesc Esag com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).