A
Associação Americana de Ciência de Laticínios (ADSA, na sigla em inglês) concedeu o
Prêmio Lallemand de Excelência Científica em Nutrição Láctea 2025 ao brasileiro Jonas de Souza. Atualmente trabalhando como diretor de pesquisa, desenvolvimento e serviços técnicos da
Perdue Nutrição Animal, Souza é graduado em Zootecnia pela
Udesc Oeste, em Chapecó.
O prêmio é voltado a profissionais que, nos primeiros dez anos de carreira, se destacam em pesquisas aplicadas, ensino ou atuação na indústria, com foco na nutrição de vacas leiteiras. A cerimônia de entrega do prêmio será em 24 de junho, durante a Reunião Anual da ADSA, em Louisville, nos Estados Unidos.
A ADSA reúne pesquisadores, educadores e profissionais da indústria com o objetivo de promover o avanço da ciência e da produção leiteira. O Prêmio Lallemand é uma de suas principais distinções, reconhecendo o impacto de jovens cientistas no setor.
Carreira
Depois da graduação em Zootecnia pela Udesc Oeste, Jonas de Souza fez mestrado em Ciência Animal e Pastagens na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) e doutorado na Universidade Estadual de Michigan (EUA), onde se especializou em metabolismo de lipídeos e nutrição de vacas leiteiras.
O trabalho do zootecnista tem impulsionado o desenvolvimento de estratégias nutricionais com foco na melhoria da eficiência produtiva e econômica da pecuária leiteira. Ele auxilia nutricionistas e produtores na formulação de dietas que otimizem a produção de componentes do leite e maximizem o retorno sobre o investimento.
Reconhecimento
“A premiação reconhece conquistas científicas significativas que impactam diretamente o setor leiteiro global, e é com grande satisfação que a ADSA e a Lallemand Animal Nutrition homenageiam Jonas de Souza”, destacou a associação em nota oficial.
“A conquista de Jonas de Souza é motivo de orgulho para a Udesc e para o Brasil, pois evidencia como a formação acadêmica pública e de qualidade pode gerar impactos positivos globais”, comemora a diretora-geral da Udesc Oeste, professora Kátia Adamy. “A trajetória de nosso egresso inspira novos profissionais da área e reforça o papel da ciência no fortalecimento da cadeia produtiva do leite”.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934