Janeiro Branco
Mês da prevenção e cuidados às doenças emocionais
O objetivo da campanha de Janeiro Branco é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!
O primeiro mês do ano foi escolhido pois geralmente as pessoas encontram-se mais pensativas e reflexivas sobre suas vidas em vários aspectos. O principal objetivo do Janeiro Branco é dedicar-se a trazer os temas saúde mental e emocional em máxima evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade, promovendo palestras, oficinas, cursos, workshops e entre outras atividades relacionadas a saúde mental, gerando a conscientização, quebrando tabus, orientando e inspirando a população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza seus planos e contribui para sua comunidade!
A ansiedade é considerada uma reação normal quando estamos em situações que causam medo, dúvida ou expectativa, geralmente se manifesta algumas horas antes de uma entrevista de emprego, uma viagem muito aguardada ou algum contratempo, nesse caso a ansiedade age positivamente preparando as pessoas para enfrentar desafios, favorecendo sua adaptação às novas condições de vida.
Porém quando essa preocupação é excessiva, persistente e de difícil controle pode ser características de Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou seja, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores desse transtorno.
Os principais sintomas são: irritabilidade, dificuldade de concentração, inquietação, fadiga, tensão muscular e dificuldade de dormir. Há outros sintomas mais intensos como palpitação, falta de ar, sudorese excessiva, taquicardia, aumento de pressão arterial, nausea e dor de cabeça.
O tratamento inclui uso de antidepressivos ou ansiolitícos sob orientação médica e terapia comportamental cognitiva.
Se você cobra muito de si mesmo, está sempre envolvido em inúmeras tarefas e pressionado pelos compromissos, tente pôr ordem não só na sua agenda, mas também na sua rotina de vida, sem esquecer de reservar um tempo para o lazer. Se não conseguir sozinho, não se envergonhe, peça ajuda.
A depressão é uma condição com alta prevalência na população em geral, na qual existem diversos farmacos utilizados para tratamento. Essa condição pode variar de uma condição branda a uma depressão severa.
Os sintomas de depressão compõem fatores emocionais e biológicos como: apatia, pessimismo, baixa-autoestima, sentimento de culpa, perda de motivação, distúrbio do sono, perda de apetite.
No tratamento da depressão é necessário incluir aspectos psicossociais como a identificação de alguns fatores de estresse (problemas financeiros, abuso fisico/mental, dificuldades no trabalho)
É a segunda causa mais comum de incapacitação.
Podem desencadear transtorno de ansiedade, transtorno alimentar e abuso de droga/álcool.
O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente.
Fonte: janeirobranco.com.br
Referência:
E-book "As Aventuras de uma Pipa no Arco-Íris da Saúde"