Novembro Azul
Mês mundial de combate ao câncer de próstata
O Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, onde os principais objetivos são promover a saúde integral do homem, promover mudanças de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde e abordar sobre a questão do câncer de próstata.
Novembro se tornou o mês para alertar os homens sobre todos os cuidados com a saúde;
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Na fase inicial não apresenta sintomas, porém quando em fase avançada os sintomas são: dor óssea; dor ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Os principais fatores de risco:
- histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- obesidade.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
Referência:
E-book "As Aventuras de uma Pipa no Arco-Íris da Saúde"