A partir de abril a Udesc passou a implantar um cronograma que visa tramitar todos os seus processos administrativos digitalmente por meio do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e).
O trabalho é coordenada pelo Pró-reitor de Administração, Matheus Fidelis, com participação de representantes dos centros de ensino.
As atividades incluiram reuniões e oficinas para capacitação com professores e técnicos de todas as unidades nos meses de fevereiro e março de 2019. No mês de abril, iniciou a segunda etapa do projeto com reuniões setoriais com as equipes da reitoria e dos centros de ensino para discutir os processos da Universidade e formar multiplicadores.
Para a facilitadora do projeto na Udesc, Simone Soares Silva, o maior desafio para implantação do projeto é fazer uma mudança cultural, de pensar os processos como totalmente digitais.
Entre os principais ganhos do projeto estão a economia de papel e de tempo de trabalho dos servidores, além da maior agilidade e transparência na tramitação de processos. "Teremos uma maior rapidez nessas atividades, além de encurtamos a distância entre os centros de ensino e demais unidades", esclarece o pró-reitor Matheus Azevedo Fidélis,
Segundo a facilitadora Taise Pereira Moraes Neckel, um fator que favorece a universidade na mudança é que a instituição já vinha trabalhando, desde o ano passado, para realizar toda sua tramitação de processos por meio digital. "Com as adaptações que o Governo realizou no SGP-e foi possível, inclusive, responder mais três demandas do Simplifica Udesc: os processos de Inexigibilidade de Licitação e de Dispensa de Licitação, os processos de Progressão docente e os processos de Progressão e de Promoção de técnicos serem digitais", explica.