Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/03/2015-17h05

Udesc lança plataforma inédita para gestão de projetos de pesquisa

Servidores receberam treinamento terça-feira. Foto: Gustavo Vaz 
Desde a última quinta-feira, 12, professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) têm à disposição uma nova plataforma para dar entrada em projetos de pesquisa e monitorar todas as etapas que envolvem a área, de forma mais simples e transparente. A Plataforma PROPPG da Udesc, desenvolvida desde 2013 em parceria com o Instituto Stela, pode ser acessada pela internet e elimina a utilização de papel – processos de capa amarela – para abertura e gestão de projetos de pesquisa na instituição.

A tecnologia, inédita entre as instituições públicas de ensino superior no Brasil, permite à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Udesc acompanhar, em tempo real, os projetos, além do lançamento e acompanhamento de editais internos (PIC&DTI, PIPES, PROEVEN, entre outros). Até então, este controle era feito em planilhas de Excel, nos centros de ensino, e encaminhadas à PROPPG.

A nova plataforma possibilita visualizar a qualquer momento o número total de pesquisas, de bolsistas, os cronogramas de execução, entre outras informações. Permite também acompanhar a tramitação dos projetos submetidos aos departamentos, às comissões de pesquisa e aos conselhos dos centros. Por volta de 300 novos projetos de pesquisa são abertos todos os anos na Udesc.

Os professores e técnicos da administração que participam do processo de pesquisa terão acesso ao sistema, por meio de login (CPF) e senha, que serão enviadas pela PROPPG.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Amorim dos Reis, com a implantação da plataforma, a Udesc torna-se referência em sistemas para gestão de projetos de pesquisa no Brasil. “Ganhamos simplicidade, transparência e economia de recursos”, afirma.

Na terça-feira, 10, cerca de 50 servidores de todos os centros participaram de um treinamento sobre o software, na Udesc Esag, em Florianópolis.

Bolsistas também devem acessar

Além de professores e técnicos, os alunos bolsistas de pesquisa na Udesc também devem utilizar a plataforma, que é interligada com o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Com isso, não será mais necessário apresentar documentos pessoais impressos para dar o aceite em uma bolsa, por exemplo.

No programa, o aluno poderá monitorar as etapas das atividades de pesquisa, entregar os relatórios parciais e o resumo final. Será possível ainda, ao final da bolsa, que tem duração de um ano, emitir um certificado de bolsista do CNPq ou da Udesc diretamente pelo sistema, com autenticação eletrônica. Da mesma forma, o professor pode obter o certificado de orientação do aluno.

O acesso à plataforma está disponível na página principal da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mais informações podem ser obtidas com o Coordenador de Pesquisa, Prof. Milton José Cinelli, pelo e-mail milton.cinelli@udesc.br ou telefone (48) 3321-8063.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8142/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h