Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/11/2015-09h30

Tese de professor da Udesc Ibirama será modelo para plano de redução de desastres no município

Plano de gerenciamento de riscos conta com envolvimento da comunidade - Foto: Ascom Prefeitura de Ibirama
A tese de doutorado do professor Marino Luiz Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale de Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), servirá de modelo para a implantação do Plano de Gerenciamento dos Riscos de Desastres de Ibirama (Plagerd), que entrará em vigor em 2016, com validade de quatro anos.

Marino defenderá sua tese de modelo de referência organizacional estratégico para coordenação local de gestão de riscos e desastres em fevereiro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, ele acompanha e orienta o município e entidades locais, como defesa civil, associação empresarial e bombeiros militares, na montagem do Plagerd.

Até agora, já foram realizados cinco dos sete encontros programados para debater o plano. O próximo será nesta sexta-feira, 13, no Auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Ibirama, com as presenças de 26 lideranças do município, enquanto o último será no início de dezembro, quando o plano será apresentado à comunidade.

Segundo o professor da Udesc Ibirama, o Plagerd prevenirá e reduzirá os prejuízos com as catástrofes. "Ele possibilitará o planejamento, a execução e o controle das ações do processo de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos riscos e desastres com a participação da Defesa Civil", explicou.

Eyerkaufer disse também que a implantação do plano em Ibirama representará a minimização do improviso na gestão dos riscos e de desastres e o "translado de conhecimento dos campos técnico e científico aos sociais e políticos até chegar à comunidade, a beneficiada de todo esse processo".

"É um plano elaborado 'além governo' com a finalidade de quebrar a gestão política sobre gerenciamento e planejamento de riscos de desastres. Queremos que a comunidade se envolva no processo", afirmou o professor da Udesc Ibirama.

Leia mais:

09/11/2015 - Professor da Udesc Ibirama representará SC no Parlamento Nacional da Juventude pela Água

03/11/2015 - Estudo da Udesc Ibirama aponta municípios afetados por chuvas sem investimentos em gestão ambiental

01/06/2015 - Projeto da Udesc subsidiará Plano Diretor de Estiagem para o Oeste Catarinense

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h