Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/02/2016-12h50

Prefeitura de Ibirama começa a definir plano contra desastres baseado em tese de professor da Udesc

Na última terça-feira, 23, foram realizadas as primeiras reuniões de 2016 para a implantação do Plano de Gerenciamento dos Riscos de Desastres de Ibirama (Plagerd), que tem, como modelo, a tese do professor Marino Luiz Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O encontro, realizado na prefeitura e coordenado por Eyerkaufer, teve as presenças dos consultores Antônio Pinheiro e Aderbal Vicente Lapolli, da Agência de Assistência a Desastres dos Estados Unidos para a América Latina e Caribe (Ofda/Usaid), que anunciaram o apoio na formação de líderes comunitários, professores de escolas públicas e agentes de proteção e defesa civil.

Participaram também vereadores, professores e alunos da Udesc Ibirama, voluntários da defesa civil e o grupo implementador do Plagerd, composto por 27 entidades comunitárias.

Próximos encontros

Eyerkaufer anunciou novas reuniões para dar continuidade às ações do plano. De 18 a 20 de abril, haverá palestras sobre gestão de risco e desastres e, entre os dias 25 e 29, será ministrado o curso "Bases Administrativas para a Gestão de Riscos" pelos consultores da Ofda/Usaid.

O objetivo é treinar pessoas que atuam em áreas relacionadas com ameaças, emergências e desastres em planejamento e gestão de riscos.

"Cada entidade envolvida no plano já definiu sua responsabilidade e começou também a elaborar seu plano de trabalho", afirmou o professor da Udesc Ibirama.

Plagerd

Segundo Eyerkaufer, que defenderá sua tese no Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) neste semestre, o plano prevenirá e reduzirá os prejuízos com as catástrofes.

"Ele possibilitará o planejamento, a execução e o controle das ações do processo de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos riscos e desastres com a participação da Defesa Civil", explicou.

O docente disse também que a implantação do plano em Ibirama representará a minimização do improviso na gestão dos riscos e de desastres e o "translado de conhecimento dos campos técnico e científico aos sociais e políticos até chegar à comunidade, a beneficiada de todo esse processo".

"É um plano elaborado além do governo com a finalidade de quebrar a gestão política sobre gerenciamento e planejamento de riscos de desastres. Queremos que a comunidade se envolva no processo", destacou.

Leia mais:

09/12/2015 - Professor da Udesc Ibirama entrega plano de gerenciamento de desastres ao prefeito do município

03/11/2015 - Estudo da Udesc Ibirama aponta municípios afetados por chuvas sem investimentos em gestão ambiental

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h