Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2013-12h55

Comissão do MEC e de reitores discutirá criação do fundo federal para universidades estaduais

Reitores estiveram com o ministro da Educação nesta quarta-feira, 14 - Foto: Divulgação

A criação do fundo federal para viabilizar recursos para as universidades públicas estaduais e municipais deu mais um passo nesta quarta-feira, 14, em Brasília, após uma reunião entre o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e reitores, entre eles o vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi.

A pedido do ministro, uma comissão técnica de trabalho, formada por membros da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e do Ministério da Educação (MEC) iniciará um levantamento, em caráter de urgência, para embasar a reinvindicação dos reitores.

A proposta inicial da Abruem é de um repasse anual de R$ 2 mil por aluno para todas as universidades públicas estaduais e municipais. Se a proposta for incluída no Orçamento Geral da União de 2014, a Udesc, por exemplo, com base nas matrículas atuais, receberia cerca de R$ 20 milhões. “Isso representa 10% do valor investido, por ano, pelo governo a cada aluno matriculado nas universidades federais”, explica o vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi. Parte dos recursos será investido na assistência estudantil.

A proposição da criação do fundo federal ocorreu em março deste ano, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais. A frente foi instituída após um pedido da Abruem. O assunto foi debatido no Fórum Nacional de Reitores, que ocorreu em outubro do ano passado, em Florianópolis, e contou com organização da Udesc.

Sem contrapartida

De acordo com a Abruem, é possível que já a partir de 2014 os convênios entre o MEC e as universidades estaduais não necessitarão de contrapartida. O grupo também defende a aprovação de uma emenda do deputado federal Alex Canziani, do Paraná, apresentada à Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) de 2014 reduzindo para, no máximo, 1% a contrapartida das universidades na execução de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU).

Os reitores argumentaram que não conseguem receber emendas com a contrapartida atual de 10% do valor de uma emenda parlamentar.

Leia mais:

8/8/2013 - Fundo federal para universidades estaduais avança após reunião com presidentes da Câmara e Senado

19/4/2013 - Fundo federal para universidade estaduais é discutido em fórum nacional de reitores

7/3/2013 - Lançada Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais

19/10/2012 - Financiamento federal para instituições municipais e estaduais é o tema principal do 51º Fórum da Abruem

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h