Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2018-14h19

Programa de extensão da Udesc organiza atividades com saxofonista Samuel Pompeo

Foto: Divulgação
Nos dias 21 e 22 de junho o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza workshops e masterclass com o músico e professor Samuel Pompeo, especialista em instrumentos da família do saxofone. As atividades são organizadas pelo programa de extensão Engenho Musical do Departamento de Música (DMU).

No dia 21, as atividades são voltadas somente para estudantes dos cursos de Música da Udesc. Às 14h ocorre um workshop de arranjos para a BigBand da Udesc, projeto que integra o Engenho Músical, seguido de orientações para o Quarteto de Jazz às 16h e, às 19h, encerrando a programação do dia, o músico realizará uma masterclass de improvisação para a BigBand. 

No dia 22, das 13h30 às 16h, Samuel realizará uma masterclass de saxofone aberta para toda a comunidade, trabalhando temas como respiração, embocadura, sonoridade e improvisação. A atividade ocorre na sala 3 do DMU e a inscrição poderá ser realizada no local 30 minutos antes do início da atividade.

Sobre o músico

Samuel Pompeo começou seus estudos de saxofone em 1982 na Escola Municipal de Música (SP) e realizou seus primeiros trabalhos na Banda Municipal de Americana. Participou como músico convidado de concertos com as principais orquestras sinfônicas do país, como Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Experimental de Repertório, Orquestras Municipais de Campinas, Ribeirão Preto e Santo André, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (USP) e Orquestra Sinfônica Brasileira.

Recentemente participou de concertos junto a importantes nomes do jazz, tais como Banda Mantiqueira, Tad Nash, Ben Alisson, Ohad Talmor, Bepi Damati (Itália) e Woody Witt. Gravou e tocou com vários nomes da música popular, entre eles Jane Duboc, Elba Ramalho, Alceu Valença, Gilberto Gil, Pepeu Gomes, Ian Anderson (Yes), Alice Cooper, Fito Paes, Toquinho, Trio Mocotó, Maria Rita, Jair Rodrigues, Simoninha, Ivan Lins, Gal Costa e Zélia Duncan.

Atualmente é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, mestre em música pela Unesp, integrante do grupo Samuel Pompeo Quinteto, SoundScape Big Band, Banda Urbana, Orquestra Urbana, Jazzco e da banda do cantor Daniel.

Sobre o programa de extensão

O Engenho Musical é um programa de extensão da Udesc Ceart coordenado pela professora Cristina Emboaba, do Departamento de Música. O programa coordena a Big Band da Udesc e o Madrigal Udesc, formados em 2016 com o intuito de integrar os estudantes instrumentistas da área de sopro, guitarra e piano jazz, contrabaixo, bateria/percussão e a área de canto coral com composição e regência que dão suporte à práxis instrumental/vocal.

Mais informações na página do Facebook da BigBand Udesc

Serviço:

O QUÊ: Workshop e masterclass de improvisação para Big Band e orientação para quarteto de jazz.
QUANDO: 21 de junho.
ONDE: Sala 3 do DMU da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito e aberto para estudantes dos cursos de Música da Udesc Ceart.

O QUÊ: Masterclass de saxofone.
QUANDO: 22 de junho, das 13h30 às 16h.
ONDE: Sala 3 do DMU da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito e aberto para a comunidade. Inscrições no local 30 minutos antes do início da atividade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h