Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/04/2023-14h35

Projeto de conscientização de HIV distribui preservativos no Campus I da Udesc

Dispensers foram colocados em todos os centros de ensino do Campus I, em Florianópolis - Foto: Div.
Uma parceria entre o Grupo de Apoio a Prevenção da Aids (Gapa) e o projeto Promovendo Saúde na Univer-cidade, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), implementou uma iniciativa de conscientização contra o HIV nos banheiros do Campus I, que tem instalações nos Bairros Itacorubi e Coqueiros, em Florianópolis.

A ação busca promover a saúde sexual da comunidade estudantil e prevenir a disseminação de doenças. Além da distribuição de preservativos nos banheiros, com o objetivo de incentivar o uso desses produtos como medida preventiva, a campanha reforça informações sobre a importância da prática do sexo seguro.

A parceria também busca divulgar o projeto A Hora é Agora, feito junto à Secretaria de Saúde de Florianópolis, que tem como objetivo atender à demanda de ampliação do acesso à testagem e tratamento para populações-chave de homens que fazem sexo com homens (HSH).

O projeto faz parte de um acordo de cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), com recursos do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da Aids (Pepfar).

Promoção à saúde na universidade 

Liderado pela técnica e enfermeira Valdirene Ávila, o projeto Promovendo a Saúde na Univer-cidade tem como objetivo principal proteger e promover a saúde da comunidade acadêmica da Udesc, enfatizando a prevenção de doenças e agravos à saúde. 

Conforme Valdirene, as atividades promovidas pelo projeto são uma forma de garantia de acesso à assistência básica para estudantes que não conseguem participar das ações desenvolvidas nas unidades de saúde.

O projeto desenvolve diversas iniciativas dentro da universidade, como campanhas de vacinação, palestras e atividades de conscientização sobre habitos saudáveis. 

Mais informações podem ser obtidas pelo do e-mail valdirene.avila@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Dispensers foram colocados em todos os centros de  ensino do Campus 1, em Florianópolis
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h