Em linhas gerais, o projeto visa a promoção e proteção à saúde da comunidade acadêmica, sobretudo por meio da prevenção de doenças e agravos à saúde e seus fatores de risco. Além disso, é uma forma de garantia de acesso à assistência básica para aqueles que não conseguem participar das ações desenvolvidas nas unidades de saúde, bem como contribuir para redução dos riscos de doenças relacionadas ao trabalho.
Abaixo estão algumas ações promovidas pelo projeto
Seu objetivo principal é levantar ações voltadas à saúde e bem estar de forma a levar conhecimento, conscientização e melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
A principal campanha desta ação é promover o conhecimento atráves das cores dos meses de conscientização.
As campanhas de cores tiveram início no ramo da saúde com o outubro rosa que ocorre há mais de 20 anos a fim de alertar sobre o câncer de mama.
As campanhas foram crescendo e ganhando apoio de diversas formas. Atualmente, é muito comum encontrar monumentos iluminados com determinadas cores em prol de campanhas.
Com o tempo, foi-se adicionando mais cores e criando campanhas mensais para conscientização de determinadas doenças, algumas até mesmo em âmbito mundial.
No Brasil, o Ministério da Saúde conta com cerca de 85 campanhas ao longo do ano para conscientização de doenças. Isso se ramifica pelos estados e municípios, que vão selecionando e planejando as formas de atingir a população.
As cores se tornaram tão populares que, agora, existem meses com mais de uma cor e mais de uma causa. E aí acaba ficando à critério das organizações escolherem o que querem defender.
As campanhas mensais estimulam a conscientização e abrem debates em todas as esferas sociais. No caso das campanhas de saúde, elas ainda abrem espaço para a prevenção e troca de experiências.
Promover ações/atividades de caráter educativo-informativo junto a profissionais de saúde, servidores, acadêmicos e comunidade externa, visando a promoção e prevenção da saúde, assim como a redução do estigma/preconceito associado a questões envolvendo os temas.
Objetivos:
Meses trabalhados nesta ação: junho, setembro, outubro, novembro e dezembro
Fazendo uma busca sobre o significado da palavra bem-estar, encontramos o seguinte significado “bem-estar: Boa disposição física, psicológica ou espiritual; satisfação. Estado da pessoa tranquila, de quem está seguro ou confortável; tranquilidade. Reunião dos elementos que causam satisfação (boa saúde, segurança, estabilidade financeira, conforto etc.).”
Com o intuito de promover momentos e ações benéficas à saúde e ao bem estar de toda comunidade acadêmica, visando contribuir com sua qualidade de vida, a semana Saúde e bem-estar vem com os seguintes objetivos específicos:
As ações práticas serão realizadas dentro de tendas, de maneira itinerante em cada Centro de ensino da Udesc, durante o mês de maio, junho, julho e agosto.
O teste rápido é realizado com a coleta de uma pequena amostra de sangue, que ao entrar em contato com um reagente, identifica a existência ou não das infecções no indivíduo. O resultado é conhecido em cerca de 30 minutos e informado ao paciente por um profissional de saúde capacitado, com sigilo garantido.
Esta ação tem como objetivo aprimorar conhecimentos em torno da imunização e processos de trabalho, assim como, oferecer atendimento de qualidade à acadêmicos e servidores da Udesc.
Metodologia:
Com objetivo de atendimentos individuais em auriculoterapia com avaliação do efeito sobre os níveis de estresse, ansiedade e depressão em acadêmicos e servidores da universidade.
A auriculoterapia é um procedimento que pode ser realizado por profissionais da saúde, em especial pelo enfermeiro que tem como especialização latu sensu “Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares” reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem e pela Lei do Exercício Profissional, ou ainda pelos enfermeiros que realizam formação ou especialização em auriculoterapia