“A permanência estudantil é um direito que consta no artigo 206 da Constituição Federal de 1988. Para que estudantes possam acessar a educação, é preciso que tenham condições de permanência.
Políticas de acesso, permanência e ações afirmativas andam juntas e são muito importantes para trazer um pouco de equidade àqueles que sempre foram excluídos dos bancos universitários”, aponta Josiela Cavalheiro, doutora em Política Social e Direitos Humanos.
O que são as políticas de permanência estudantil?
As políticas de permanência são programas institucionais desenvolvidos para melhorar a permanência dos estudantes na universidade e diminuir a taxa de evasão no Ensino Superior.
As ações são direcionadas a estudantes com cadastro prévio que correspondem a criterios sociais e econômicos estabelecidos pela Universidade. E além do aspecto ligado ao acesso à educação superior e conclusão dessa etapa de formação, as ações de permanência estudantil contribuem para a construção da identidade estudantil, no sentido de potencializar a criação de novos hábitos, oportunidades e relações sociais.
Venham conhecer as nossas ações e programas que são um resultado de uma trajetória na busca pela qualificação da Permanência Estudantil!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.