Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/01/2024-19h22

Rádio Udesc FM Lages conta com novo programa sobre pesquisas desenvolvidas na universidade

A jornalista Carla Torres e o professor Antonio Mendes, participante da primeira edição do Minuto da Pesquisa. Foto: Div.
Rádio Udesc FM Lages, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou neste mês o programa "Minuto da Pesquisa”, ampliando a divulgação da ciência. O programa conta com entrevistas que exploram os projetos desenvolvidos pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), destacando seus impactos na comunidade local. As transmissões ocorrem toda terça-feira, às 8h, com reprise às quartas, às 20h, na frequência 106.9 FM.

De acordo com Wagner da Silva, coordenador da Udesc FM Lages, o propósito do programa é oferecer uma plataforma para a divulgação e discussão dos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição. "Nossa ideia é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer pelo menos uma parte do que é desenvolvido dentro da universidade", afirma.

Segundo ele, o programa não se limita a compartilhar avanços científicos, mas também busca estabelecer uma conexão entre a comunidade e a produção acadêmica. "A proposta é apresentar uma linguagem menos técnica, acessível a pessoas que não necessariamente possuam formação na área, mas que tenham interesse no assunto", complementa.

A jornalista Carla Torres, apresentadora e produtora do programa, reforça que as entrevistas são conduzidas com o objetivo de esclarecer termos técnicos e abordar os temas da forma mais compreensível possível. Ela destaca que planeja disponibilizar os episódios em uma plataforma online, permitindo que os ouvintes desfrutem do conteúdo sem restrições de horário, visando torná-los ainda mais acessíveis. 

Primeiras edições

As primeiras edições do programa tiveram a participação de alguns professores-pesquisadores da Udesc Lages. Na estreia, o professor Antonio Mendes de Oliveira Neto foi o convidado, compartilhando conceitos sobre a pesquisa "Eficiência agronômica do herbicida Vidality®, recomendado para agricultura orgânica".

No segundo episódio, o programa teve a presença do professor Leo Rufato, que falou sobre a pesquisa "Agregação de valor de produtos agrícolas através de bebidas fermentadas na Serra Catarinense". Na sequência, o programa recebeu para o terceiro episódio a professora Maria de Lourdes Borba Magalhães, discutindo a pesquisa "Desenvolvimento de peptídeos ligantes baseados no arcabouço de kunitz para diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas".

Novo programa

A jornalista Carla Torres compartilha que em breve a Udesc FM Lages inaugurará um programa dedicado à apresentação dos projetos de extensão da Udesc Lages. "A proposta é que ele seja um programa 'gêmeo' do Minuto da Pesquisa, seguindo o mesmo formato". Segundo ela, a previsão é que o novo projeto seja lançado em fevereiro.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site da Rádio Udesc FM Lages e pelas redes sociais Facebook e Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
*Notícia atualizada em 30/01/2024, às 15h07
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h