Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/03/2024-18h20

Udesc Cefid inicia aulas de capoeira para adultos e adolescentes na segunda

Aulas ocorrem no Bairro Coqueiros - Arte: Divulgação
A partir de segunda-feira, 4, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), oferecerá aulas gratuitas de capoeira angola para adultos e adolescentes no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. Acesse o formulário de inscrição.

Voltadas a iniciantes em capoeira e abertas à comunidade, as aulas ocorrem três vezes por semana: às segundas e quartas, das 12h às 13h, na Sala de Artes Marciais da Udesc Cefid, e às sextas, das 12h às 14h, no Ginásio 2. No fim do semestre, os participantes que cumprirem a frequência mínima estabelecida receberão certificados de participação.

As atividades fazem parte do projeto de extensão Ubuntu Capoeirar, vinculado ao programa Lazer e Saúde e ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), coordenado pela professora Alcyane Marinho.

Professora Cigana

A ação é supervisionada por Edson Sioff, o Mestre Polegar, do Grupo Capoeira Angola Palmares, e as aulas são ministradas por Samara Escobar Martins, a Professora Cigana, que é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid.

O projeto tem relação com a pesquisa de Samara, que investiga a capoeira nas suas possibilidades lúdicas e emancipatórias desde a graduação no centro de ensino, sob orientação da professora Alcyane, como integrante do Laplaf.

Atualmente, a acadêmica pesquisa o tema com uma abordagem conhecida como Epistemologias do Sul. Aluna do Mestre Polegar desde 2015, Samara tem um vínculo pessoal com capoeira também "como movimento social e politicamente localizado".

Mestre Polegar

Natural de Florianópolis, o Mestre Polegar começou a fazer capoeira na infância e tem sua história de vida intimamente ligada à história da capoeira na cidade.

Atualmente, ele é responsável pelo projeto de extensão Capoeira da Ilha, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e está à frente da Roda do Mercado, tradicional roda de capoeira que ocorre no Mercado Público de Florianópolis desde 1987.

Ele também faz parte do Grupo Capoeira Angola Palmares, cujo fundador e coordenador geral é Norival Moreira de Oliveira, o Mestre Nô, Doutor Notório Saber na Ufsc e na Universidade Federal da Bahia (Ufba) pelas suas contribuições à capoeira.

Conceito africano

"O projeto Ubuntu Capoeirar nasceu dentro desse histórico de envolvimento com a capoeira vista para além do movimento, integrando corpo e mente e vendo o ser humano em toda a sua complexidade. Nesse sentido, Ubuntu é um conceito africano que significa acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, cuidado, confiança e generosidade. Sua tradução literal é 'Eu sou porque nós somos' e traz a ideia de que nos humanizamos no cuidado e na partilha com o outro", afirma Alcyane.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensaolazeresaude@gmail.com, pelo telefone (48) 3664-8629 e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h