Campo de análise interdisciplinar que busca concatenar diacronia e sincronia, a contemporaneidade compreende formas de relacionamento social que aparecem como um vigoroso e sempre renovado campo de problemáticas e de articulações entre suas dimensões materiais e culturais, envolvendo um conjunto de experiências que perpassam tanto a política, a economia, o imaginário social. Principalmente desde a década de 1980, com a emergência de estudos nas áreas da História Social e da História Cultural, o contemporâneo tornou-se um objeto historiográfico dos mais recorrentes, acompanhando outras áreas das Ciências Humanas e se aproximando de outros campos profissionais, como o Jornalismo e a produção estética em geral. Atualmente há um conjunto de perspectivas vinculadas especialmente à História Política e a História Cultural que contribuem para os estudos que têm o contemporâneo como foco de análise. É o caso, por exemplo, das manifestações políticas e socioculturais que assumem dimensões impressas, audiovisuais, digitalizadas, etc., impactando a modernidade em diversos de seus aspectos, impulsionando identificações sociais e fluxos e movimentos que constantemente põem em questão a tessitura das relações sociais, exigindo dos pesquisadores que as traduzam e problematizem de modo a desvelar as sociabilidades que as conformas e as tensões e conflitos em que estão inseridas, potencializando-os ou mascarando-os. Exatamente por isso, os integrantes do laboratório tem se mostrado comprometidos com a divulgação dos resultados de suas pesquisas através de livros, capítulos de livros, artigos de periódicos e textos em anais de congressos, em nível nacional e internacional.
O Laboratório, inicialmente direcionado ao Estudo de Cidades, foi criado em 2007, a partir da iniciativa de professores e acadêmicos da UDESC vinculados ao Grupo de Pesquisa Memória e Identidade, que foi formado em 1996 e tem como líder o Prof. Dr. Luiz Felipe Falcão. O grupo já havia desenvolvido várias atividades, no âmbito do Núcleo de Estudos Históricos (NEH): auxílio na organização do “Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas”, ocorrido em 2004; participação no curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu História Social no Ensino Fundamental e Médio; desenvolvimento de pesquisas sobre memória da cidade, e sobre os diferentes projetos de identidade local e regional (gauchismo, açorianismo, germanidade e italianidade); organização de palestras (como as efetuadas por ocasião dos trinta anos dos movimentos de 1968, dos vinte anos da última anistia política no Brasil, e dos quarenta anos do golpe militar de 1964); estruturação de mesas redondas, de comunicações coordenadas e de simpósios temáticos nos Encontros Estaduais e nos Simpósios Nacionais promovidos pela Associação Nacional de História (ANPUH), bem como em outros eventos científicos; incentivo a publicações dos trabalhos dos integrantes do grupo; contribuição para a elaboração da proposta de criação do Curso de Mestrado em História.
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