Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/12/2016-14h19

Curso de empreendedorismo na Udesc com UC Berkeley reúne academia e setores público e privado

Equipe envolvida no programa (da esq. para a dir.): Reinaldo Coelho, André Marquis, André Massa, Robert Binder, Elizabeth Saunders, Ayliffe Brown, Flávio Fefferman e Mark Searle. Foto: Divulgação
Foi concluída na última sexta-feira, 9, a fase presencial do curso de modelagem de negócios ministrado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, por uma equipe da prestigiada Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), dos Estados Unidos (EUA).

Com oito semanas de duração, o programa prossegue com eventos a distância até fevereiro, quando um último encontro presencial encerrará o processo.

Conduzidos por três professores da UC Berkeley – os norte-americanos Andre Marquis e Mark Searle e o brasileiro Flávio Feferman – o curso mobiliza cerca de uma centena de pessoas, dentre docentes, acadêmicos, empresários, mentores do setor privado, representantes de organizações e profissionais ligados ao empreendedorismo.

Na Udesc, o programa tem participação de professores e de 50 estudantes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Dez docentes do Departamento de Administração Empresarial (DAE) estão sendo capacitados para trabalhar com a metodologia.

Dentre os empresários participantes, estão representantes de startups que integram o programa Sinapse da Inovação, da Fundação Certi.

Equipe

Além dos três docentes, a equipe do Grupo de Aceleração da Inovação (Inovation Aceleration Group - IAG) da UC Berkeley que desenvolve o projeto inclui as assessoras Elizabeth Saunders e Ayliffe Brown.

A realização do curso também tem apoio dos professores André Massa e Robert Binder, ligados ao Instituto de Educação para Empreendedores, organização criada para coordenar a introdução da metodologia no Brasil.

A Udesc Esag é a primeira instituição no País a receber o programa da UC Berkeley, parcialmente financiado pelo Departamento de Estado dos EUA. Segundo a equipe da IAG, a meta é realizá-lo em cinco a dez centros de excelência brasileiros.

Sobre a metodologia

Desenvolvida pelo professor Steve Blank, a metodologia “Lean LauchPad" vem sendo trabalhada na última década no ensino do empreendedorismo pela UC Berkeley, uma das melhores universidades do mundo na área.

Fora do meio acadêmico, a abordagem serve de base para o programa Innovation Corps ("I-Corps"), da Fundação Nacional de Ciências (National Science Fundation - NSF), agência de governo dos EUA.

Segundo o professor Flávio Fefferman, um dos diferenciais da metodologia é estruturar o processo de validação de ideias de negócios, de forma acelerada e prática, com uma proposta de "aprendizagem via experiência", na qual os participantes saem da sala para entrevistar clientes e parceiros e buscar mercados.

"Simulamos o mundo real, o processo que as empresas passam para validar idéias e procurar mercado. Essa é uma grande mudança na pedagogia de ensino", afirma o professor Fefferman.

"Em vez de se gastar dois anos testando um negócio, com o método isso é feito em dez semanas. Se a ideia der certo, a empresa vai estar mais estruturada para receber financiamento de investidores. Caso contrário, nada se perdeu, pois os participantes aprenderam um processo para buscar a próxima oportunidade", afirma o docente.

Mudança cultural

Segundo a equipe da UC Berkeley, a metodologia provocou uma mudança cultural na universidade norte-americana e vem despertando interesse de organizações de diversos países – o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pretende utilizá-la como ferramenta de desenvolvimento do setor privado em ecossistemas de inovação.

Sobre a realização do curso na Udesc Esag, o professor Fefferman afirmou que "não poderíamos ter escolhido melhor local para iniciar o programa que Florianópolis, pela parcerias formadas e pelo grande número de startups na cidade e em Santa Catarina".

"Tivemos uma demonstração incrível de interesse por estudantes, empresas, mentores e educadores pela metodologia. Estamos empolgados em seguir orientando startups locais com potencial de crescer em empresas globais. Temos certeza de que encontramos algumas gemas preciosas", relatou.

Capacitação

O curso é realizado na Udesc Esag como um projeto de ensino ligado ao DAE e coordenado pelo professor Reinaldo Coelho.

Para o docente, um dos principais benefícios do projeto é a oportunidade de professores da universidade obterem a certificação para replicar a metodologia, que é considerada uma abordagem de ponta no ensino do empreendedorismo.

A iniciativa também conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag) e de empresas interessadas.

Leia mais:

05/12/2016 - Udesc recebe curso de modelagem de negócios com professores da Universidade de Berkeley

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Fone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe envolvida no programa (da esq. para a dir.):  Reinaldo Coelho, André Marquis, André Massa,  Robert Binder, Elizabeth Saunders, Ayliffe Brown,  Flávio Fefferman e Mark Searle
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h