Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/03/2015-18h12

Manejo de dejetos animais é tema de palestra com pesquisador norte-americano na Udesc Lages

 

O palestrante será pesquisador visitante na Udesc   Lages - Foto: Camila Constantini/Ascom Udesc
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu nesta quarta-feira, 18, a palestra "Manejos de dejetos animais no Estado da Carolina do Norte (NCSU), nos Estados Unidos". O evento lotou o Auditório da Produção Vegetal no prédio da Agronomia.

A atração foi o pesquisador e professor da Universidade da NCSU, Thomas Jot Smyth. Ele apresentou novidades no manejo de dejetos e resultados de pesquisas sobre o tema. "Antes de qualquer ação, é importante conhecer o local onde se está trabalhando e quais as condições climáticas. Com uma pesquisa bem feita é possível prevenir grandes impactos ambientais", afirma.

O encontro foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para a professora, Letícia Sequinatto, a maior contribuição da palestra foi a troca de experiências. "Conseguimos compreender o nível avançado em que se encontram as pesquisas norte-americanas e concluímos que se parece com o que vivemos no Brasil".

Smyth será pesquisador visitante especial na Udesc Lages por dois anos, por meio de projeto aprovado pelo Ciência Sem Fronteiras. Ele permanecerá 15 dias no centro, com o objetivo de integrar experiências e conhecimento entre estudantes e pesquisadores das universidades.

Até o fim do programa, ele fará quatro visitas, cada uma com duração de duas semanas. Dentre as atividades, estão programadas duas visitas em áreas experimentais que serão instaladas no Oeste de Santa Catarina, direcionadas para criação de suínos.

O visitante especial

O professor Thomas Jot  Smyth é coordenador de pós-graduação em Ciência do Solo, na Universidade da Carolina do Norte (NCSU), nos Estados Unidos e possui um extenso currículo de atuação na área de fertilidade dos solos.

Smyth é conhecido no Brasil por sua contribuição científica para a área de fertilidade do solo do cerrado brasileiro e pelo livro "Fósforo em solo e planta em condições tropicais", escrito juntamente com Roberto Novais, professor titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Sobre o programa

A Bolsa de Pesquisador Visitante Especial (PVE) tem como objetivo atrair pesquisadores renomados, lideranças internacionais, que tenham destacada produção científica e tecnológica nas áreas contempladas do programa Ciência sem Fronteiras. A duração varia de dois a três anos, com permanência mínima no Brasil de 30 dias, dividas em visitas anuais por períodos múltiplos de 15 dias cada.

Além de mensalidade, auxílio deslocamento e auxílio à pesquisa, estão previstas bolsas de doutorado sanduíche no exterior, para acompanhar as pesquisas do PVE em sua instituição de origem, e bolsas de pós-doutorado no Brasil, com o objetivo de manter as pesquisas no país e o contato com o pesquisador durante a ausência deste do Brasil.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h