Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2017-19h27

Mestranda em Fisioterapia da Udesc é premiada em evento nacional de fibrose cística

Premiação ocorreu no início de abril - Foto: Divulgação
A mestranda em Fisioterapia Maylli Graciosa, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade de Estado de Santa Catarina (Udesc), ganhou o prêmio de melhor pôster comentado no 6º Congresso Brasileiro de Fibrose Cística, realizado em Curitiba.

Intitulado "Associação entre fibrose cística e disfunção de mobilidade cervical", o trabalho faz parte da dissertação de mestrado de Maylli e teve coautoria da acadêmica Anilsa Suraya Francisco e orientação das professoras Lilian Gerdi Kittel Ries e Camila Santos Schivinski.

A fibrose cística, explica Maylli, é uma doença genética que afeta principalmente o sistema respiratório, o que pode levar a alterações no sistema muscular, em particular das regiões torácica e cervical.

"O estudo realizado por mim buscava compreender essas alterações na região cervical, como presença de dor e comprometimento da amplitude de movimento", conta.

A avaliação comparou crianças e adultos que têm a doença com pessoas saudáveis e, segundo os resultados, indivíduos com fibrose cística apresentam mais chances de ficar com dor e redução da mobilidade cervical, ou seja, na região do pescoço.

A dissertação foi desenvolvida no Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop), em parceria com o Núcleo de Fisioterapia em Pneumologia Pediátrica (Nufipp), ambos da Udesc Cefid.

Sobre o evento

O Congresso Brasileiro de Fibrose Cística é voltado a profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos, que se reúnem com o objetivo de apresentar ações para pacientes portadores de fibrose cística.

"Não esperava ganhar o prêmio. Como é um congresso que não é específico da área de Fisioterapia, mas abrange várias áreas da saúde, foi interessante um trabalho de Fisioterapia ser premiado", declarou Maylli.

No evento, também foram apresentados outros dois trabalhos desenvolvidos pelas quatro pesquisadoras da Udesc Cefid sobre o mesmo tema, usando análises estatísticas e variáveis diferentes. Confira a lista com todos os trabalhos expostos no evento

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas com o Ladescop pelo telefone (48) 3664-8627.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h