Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2018-17h52

TV educativa exibirá produções de alunos de escola pública feitas em oficinas da Udesc

 
Vídeos foram produzidos no programa de extensão Educom.cine, da Udesc Cead - Foto: Divulgação
Duas produções audiovisuais feitas por alunos de uma escola pública de Florianópolis, em oficinas do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), serão exibidas na programação do próximo fim de semana da TV Ufsc, canal da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Com cerca de 26 minutos de duração cada, os dois audiovisuais – "Luz, Câmera, Educom!" e "Vida.com" – foram produzidos em 2015, com a participação de alunos da Escola Municipal Albertina Madalena Dias, que fica localizada no Bairro Vargem Grande, e finalizados no ano seguinte, no programa de extensão Educom.Cine.

Para conhecer os trabalhos, é preciso sintonizar no canal aberto digital 63.1, na Grande Florianópolis, ou no canal 15 da NET Florianópolis, conforme os horários abaixo:

  • "Vida.Com" – Sábado, 10, às 10h, com reprise no domingo, 11, às 14h30.
  • "Luz, Câmera, Educom!" – Sábado, 10, às 17h30, com reprise no domingo, 11, às 9h30.
Após essas datas, novas reprises serão agendadas, conforme a receptividade do público.

Sinopses

Com duração de 24 minutos, "Luz, Câmera, Educom!" é o episódio que dá nome à série de TV infanto-juvenil idealizada por alunos da Escola Municipal Albertina Madalena Dias no programa Educom.Cine em 2015.

No filme, os estudantes abordam um dos objetivo de desenvolvimento do milênio: garantir a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente. Para tanto, visitam a Ecovila São José, onde entrevistam moradores e experimentam o açaí de Jussara, feito com frutos colhidos na própria associação.

A partir da visita, os alunos escrevem vários cordéis, que viram uma animação e também são interpretados por personagens vivenciados por eles mesmos.

Já "Vida.com", com duração de 26 minuyos, fala de saúde e meio ambiente. Os repórteres mirins do Educom.Cine fazem uma enquete com colegas e moradores do bairro, visitam uma adolescente que teve um filho e entrevistam o coordenador do centro de saúde do bairro.

Além disso, conversam com uma integrante do Movimento Nós Podemos SC sobre os ODS e retornam à Ecovila São José para conhecer alternativas de tratamento de resíduos e bioconstrução.

Sobre o Educom.Cine

No seu quarto ano consecutivo, o Educom.Cine oferece oficinas de audiovisual na Escola Municipal Albertina Madalena Dias para promover a alfabetização midiática e informacional (AMI) da comunidade local.

Segundo seu coordenador, professor Rafael Gue Martini, a ação da Udesc Cead "tem, como base, o campo da Educomunicação, paradigma que entende educação e comunicação como um processo cotidiano inseparável".

"O principal objetivo do programa é colocar a comunicação a serviço da solidariedade, da transdisciplinaridade e da prática da cidadania, ao promover o trabalho em equipe, utilizando as técnicas cinematográficas para a produção de vídeos com as comunidades", afirma o docente.

Segundo ele, a experiência potencializou a expressão criativa dos participantes, inicialmente nas suas próprias comunidades, mas também em redes comunitárias de televisão – como a TV Ufsc, uma das parceiras da iniciativa (veja a lista completa abaixo).

O Educom.Cine é vinculado ao Laboratório de Educação, Linguagem e Arte (Lela), da Udesc Cead. 

Temáticas

Em 2015, os temas das oficinas foram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais o Brasil é um dos signatários.

Os dois programas que serão exibidos tratam de questões socioambientais e de saúde, como a necessidade de alternativas de vida mais sustentável, a gravidez na adolescência, os condicionantes sociais da saúde do bairro, a importância do SUS e os corredores ecológicos da região.

Parceiros

  • Laboratório Integrado Multimídia (LIM/Udesc)
  • TV Ufsc
  • Grupo de pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde (Eden/Ufsc)
  • Coletivo Memórias do Mar
  • Associação SocioAmbientar
  • Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Escola Municipal Albertina Madalena Dias
  • Ecovila São José
  • Associação dos Moradores da Vargem Grande (Amvagra)
Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página no Facebook e pelo e-mail educom.cine@gmail.com.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC