Santa Catarina conta com mais uma ferramenta para subsidiar o manejo da cigarrinha-do-milho. Trata-se do monitoramento do inseto-praga e seus patógenos associados. A cigarrinha-do-milho é o inseto-vetor dos microrganismos causadores das doenças do complexo de enfezamentos, capazes de comprometer substancialmente as safras do grão.
O programa Monitora Milho SC é uma iniciativa do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados, que é composto por membros da Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.
Informações sobre o monitoramento:
As populações de cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) estão em elevação em Santa Catarina. As lavouras monitoradas na safra estão no período reprodutivo, e lavouras de safrinha estão na fase V3. Embora as análises para vírus ainda estejam em andamento, a infectividade das cigarrinhas com fitoplasma e espiroplasma tem sido baixa. Mesmo assim, recomenda-se a adoção do controle químico necessário quando há a presença desses vetores na fase inicial da lavoura.
OBS.: 1929 amostras analisadas.
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090 Conta Dinheiro, Lages / SC CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h