Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/03/2023-18h04

Pós-graduação da Udesc Lages terá convênio de cotutela com Universidade de Coimbra

Professor da UC falou sobre Mestrado em Ecologia Aplicada, em Portugal - Foto: Fabrício Camargo
Nesta sexta-feira, 24, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu uma palestra para alunos e professores dos programas de pós-graduação, com o tema "Oportunidades de Cooperação Internacional Udesc-UC".

O evento aconteceu no Auditório Verde, no prédio da Engenharia Ambiental e Sanitária, e teve como convidado o professor da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, José Paulo Sousa. Ele apresentou o Departamento de Ciências da Vida da UC e os principais cursos de pós-graduação na área ambiental, com ênfase no Mestrado Europeu em Ecologia Aplicada. 

"Ficou decidido que iremos montar um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de aplicação para o Mestrado Europeu em Ecologia Aplicada, envolvendo professores de quatro programas de pós-graduação do centro", comenta o professor Osmar Klauberg Filho. 

O encontro também abordou a possibilidade de convênio de cotutela entre as duas instituições, que possibilitará que os pós-graduandos cursem doutorado, simultaneamente, nos dois países. A cotutela é uma modalidade de cooperação internacional que permite ao estudante obter, ao mesmo, o título de doutor emitido pela Udesc e por uma instituição de ensino superior estrangeira. "Vamos avançar com a documentação para dar andamento a esse acordo de cotutela", afirma Klauberg.

O evento é uma iniciativa da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Lages, em parceria com os programas de pós-graduação do centro. Na próxima semana, o professor convidado ministrará um curso sobre Análises de Riscos Ambientais, focado em ambientes terrestres. O curso é voltado para alunos dos programas de pós-graduação em Ciência do Solo de Ciências Ambientais. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h