Evento de inauguração marca também 10 anos de Pós-graduação.
Foto: Karen Candido.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conta a partir deste semestre letivo com um novo curso de doutorado, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages (SC). A abertura do novo curso marca os 10 anos do programa de pós-graduação, que já mantinha o Mestrado em Ciências Ambientais. A primeira turma do doutorado conta com 10 alunos.
O doutorado busca aprofundar a formação técnica e científica dos profissionais que passam pelo Mestrado em Ciências Ambientais. O objetivo é capacitá-los para analisar problemas socioambientais de forma sistêmica e interdisciplinar. Os doutorandos também são preparados para serem professores universitários e atuar em consultoria, pesquisa e desenvolvimento, nos setores público e privado.
A área de concentração do doutorado é Tecnologia e Gestão Ambiental, com duas linhas de pesquisa. A linha de Tecnologia e Modelagem Ambiental desenvolve estudos para redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos, gases, água e efluentes. Inclui ainda projetos relacionados a energias limpas, modelagem climática e análises de impacto ambiental.
A outra linha de pesquisa é a de Gestão, Monitoramento e Controle Ambiental. Nessa linha as pesquisas abordam os efeitos da poluição decorrente de atividades produtivas, legislação ambiental, auditoria e tomada de decisão para a gestão sustentável.
Programa completa 10 anos
Um evento na terça-feira, 26 de agosto, no Anfiteatro Verde da Udesc Lages, celebrou a abertura do novo doutorado e comemorou os 10 anos do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, com direito a inauguração de uma placa e corte de bolo. A celebração reuniu autoridades, professores, estudantes e profissionais formados pela universidade.
“Reunimos pessoas, que ao longo dos anos, contribuíram de forma significativa para consolidar o programa como uma referência na área”, destacou a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Udesc Lages, professora Claudia Guimarães Camargo Campos.
O evento de comemoração dos 10 anos do PPGCAMB contou com apoio de parceiros institucionais como a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/UDESC), UDESC/CAV, Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Planalto Catarinense (Asseaplan), LabClima (por meio do programa de Extensão Oficina Socioambiental: Despertar e Conscientizar) e as empresas MasterProj e Parceria Ambiental.
Palestras
O representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, fez a primeira palestra do dia. Ele falou sobre impacto da pós-graduação na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – que estabelece os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Outras duas palestras abordaram os temas “Inteligência Artificial (IA) na pesquisa: parceria promissora ou desafio ético?” (com a professora Luciana Mara Silva, bibliotecária da Udesc e doutora em Ciência da Informação) e “Liderança dentro e fora da universidade” (com a professora e psicóloga em educação Jamile Bittencourt Rodrigues.
Saiba mais sobre o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Udesc Lages em
udesc.br/cav/ppgcamb.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130