Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/09/2022-14h35

Udesc Lages promoverá palestra sobre bioinsumos e agricultura sustentável

Evento faz parte de uma série de palestras que ocorrerá em setembro e outubro - Arte: Divulgação
Nesta sexta-feira, 16, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá a palestra "PNB - Programa Nacional de Bioinsumos: bases para a Agricultura Sustentável.

O encontro é voltado para a comunidade acadêmica e para interessados no tema e ocorrerá no Auditório da Biotecnologia, às 10h. A palestra também terá transmissão ao vivo pelo Teams, neste link.

O palestrante é o engenheiro agrônomo Paulo Ramon Mocelin, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mocelin, que é chefe de divisão em tecnologias e bioinsumos da secretaria, tem experiência em fiscalização federal agropecuária, defesa agropecuária, superintendência federal de agricultura, agroenergia, desenvolvimento agropecuário, cooperativismo e política agrícola.

Bioinsumos

A palestra faz parte da disciplina "Tópico Especial Bioinsumos", do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Udesc Lages. Todas as sextas-feiras, durante os meses de setembro e outubro, o programa realizará encontros, com convidados externos, para abordar o tópico.

Os bioinsumos são os produtos ou processos agroindustriais desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microrganismos), microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios, destinados ao controle biológico.

"É uma temática nova no Brasil, que está relacionada à agricultura sustentável, ao uso de microrganismos e de abordagens biológicas para a produção agrícola", explica o professor Osmar Klauberg Filho. "É um programa que é fomentado pelo Ministério da Agricultura e pela Embrapa", conta ele.

Segundo Klauberg, a intenção é estimular a área: "Ao mesmo tempo que a gente oferece o tema na pós-graduação como disciplina a gente também abre para o público externo", conclui o professor. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h