Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/09/2017-17h18

Professor da Udesc Lages é autor de capítulos de livro sobre solos e biomas brasileiros

Almeira é autor de capítulo junto com mestrando e coautor de outro capítulo - Foto: Andrielle Machado
O professor Jaime de Almeida, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, é um dos autores do livro "Pedologia - Solos dos Biomas Brasileiros", lançado durante o 36º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, ocorrido em Belém (PA), em agosto.

Almeida é autor do capítulo "Solos das Pradarias Mistas do Sul do Brasil (Pampa Gaúcho)", que corresponde à região da Campanha do Rio Grande do Sul, e foi escrito em conjunto com o mestrando Daniel Heberle. O professor também é coautor do capítulo "Solos do Planalto das Araucárias", que envolve os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Como ramo da Ciência do Solo, a Pedologia estuda a identificação, a formação, a classificação e o mapeamento dos solos. O principal objetivo do livro é orientar os interessados a conhecer e entender, cientificamente, a imensa variedade de solos encontrados no território brasileiro.

"É extremamente importante ter uma literatura que fala, especificamente, sobre os solos das diferentes áreas do Brasil, permitindo uma visão global. É referência bibliográfica para diferentes meios", diz Almeida.

O livro é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e foi editado por Nilton Curi, João Carlos Ker, Roberto Ferreira Novais, Pablo Vidal-Torrado e Carlos Ernesto Schaefer, mesmos editores do livro "Pedologia – Fundamentos", lançado em 2012.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h