Imagens retratam trabalho de sete anos do fotógrafo lageano Marcelo Ribeiro Filho
Imagens retratam trabalho de sete anos do fotógrafo
lageano Marcelo Ribeiro Filho - Foto: Letícia Oliveira
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc Lages, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu na última quarta-feira, 2, a exposição "Minha Vida em Guiné-Bissau", do fotógrafo lageano Marcelo Ribeiro Filho.
No hall de entrada do prédio da Engenharia Florestal, foram expostas 10 imagens do artista, que retratam o olhar dele durante sete anos de trabalho em Guiné-Bissau. "Fui pela primeira vez em 2018 e, desde então, retornei algumas vezes. A cada retorno, a cultura vai impregnando em você", conta Marcelo.
O evento também teve espaço para uma conversa do fotógrafo com a comunidade acadêmica, no Auditório Pinhão. O bate-papo contou com a participação do acadêmico Lamine Sano, que é cidadão guineense e doutorando em Produção Vegetal na Udesc Lages.
Com mais de duas décadas de experiência na fotografia, Marcelo fala sobre as mudanças de olhar e, consequentemente, do resultado das fotografias ao longo das idas ao país estrangeiro: "No início, as imagens eram mais rígidas, não havia tanto diálogo com as pessoas de lá. Com o tempo, isso mudou. As fotos mais recentes, tiradas no ano passado, mostram uma relação mais próxima, de amizade", afirma.
O fotógrafo lembra que "no começo, buscava imagens prontas. Elas precisavam de amadurecimento. As fotos contemporâneas capturam um ambiente mais íntimo, mostrando pessoas que conheço há muitos anos e que fui descobrindo aos poucos", conta ele.
O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Lages, Prefeitura Municipal de Lages, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130