Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

08/05/2020-10h25

Centro de Ciências Humanas e da Educação da Udesc completa 57 anos nesta sexta

Centro mais antigo da Udesc completa 57 anos de fundação (Foto: Carol Hommerding/Ascom Udesc Faed)
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), unidade de ensino considerada o marco inicial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completa 57 anos nesta sexta-feira, dia 8 de maio.

Inicialmente denominada Faculdade de Educação, a Faed foi criada pela Lei nº 3.191 de 8 de maio de 1963. O nome do centro foi alterado no novo Estatuto da Udesc, em 2006, porem a sigla Faed foi mantida devido à sua importância histórica.

Em 2020, ao completar 57 anos de fundação, o centro se consolida como referência na área de Educação e das Ciências Humanas.

A unidade conta com os cursos de graduação em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação (bacharelado), Geografia (bacharelado e licenciatura), História (bacharelado e licenciatura) e Pedagogia (licenciatura).

Os egressos da Udesc Faed se destacam nas aprovações em concursos públicos e processos seletivos de pós-graduação, bem como na atuação em empresas e instituições públicas e privadas.

A Udesc Faed também se tornou reconhecida nacional e internacionalmente por suas pesquisas. Atualmente o centro abriga cinco programas de pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) com mestrado e doutorado; Programa de Pós-graduação em História (PPGH) com mestrado e doutorado; e Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan) com mestrado e doutorado, Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) com mestrado profissional; e Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória).

Em 2020 a comunidade acadêmica conta com um corpo técnico formado por 46 técnicos universitários, e um corpo docente com 61 professores efetivos e 29 professores substitutos. O corpo discente é composto por 1.067 estudantes de graduação, e 396 alunos cursando pós-graduação.

A Udesc Faed está presente na comunidade por meio de dezenas de programas e projetos de extensão universitária, além de desenvolver projetos de pesquisa de excelência na graduação e pós-graduação nas áreas de Educação, História, Gestão da Informação e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.

Ao longo de 57 anos de existência a Udesc Faed já formou 7.165 profissionais que se destacam em suas áreas de atuação contribuindo para a formação das pessoas e para o desenvolvimento da sociedade em Santa Catarina, no Brasil e no exterior.

“Agradecemos aos professores, professoras, técnicos e técnicas, estudantes da graduação e pós-graduação, aos profissionais terceirizados e a todos aqueles que já fizeram parte desta história da Faed. História de luta, de conquistas, de oferta de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. A equipe da direção tem muito orgulho em dizer: Agradecemos a oportunidade de fazer parte desta trajetória tão bonita! Que possamos seguir com saúde e determinação para continuar defendendo a universidade pública, os direitos de trabalhadores e trabalhadoras da educação básica e superior, os direitos à participação e permanência estudantil, o acolhimento às diferenças e à diversidade! Que continuemos em nossos coletivos fazendo sempre mais pela Faed!”, ressaltou a diretora geral, Julice Dias, nesta data especial para o Centro.

Histórico


Inicialmente denominada Faculdade de Educação, a Faed foi criada pela Lei nº 3.191 de 8 de maio de 1963, sancionada pelo então Governador de Santa Catarina, Celso Ramos. É considerada uma das primeiras Faculdades de Educação do Brasil, e sua organização serviu de modelo para a criação de instituições congêneres em outros Estados.

Em 2 de março de 1964 iniciaram as atividades do Curso de Pedagogia, que funcionava no prédio construído para abrigar a Escola Normal Catarinense, na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Florianópolis.

Já em 20 de maio de 1965, a aprovação do Decreto nº 2.802 definia a estrutura da Fundação Educacional de Santa Catarina, com poderes outorgados para constituir a Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc), à qual a Faculdade de Educação ficaria definitivamente vinculada.

Em 1973 a Udesc Faed recebeu autorização para o funcionamento dos Cursos de Educação Artística, Biblioteconomia e Documentação, e Estudos Sociais com habilitação em Educação Moral e Cívica.

No ano de 1984 a então Faculdade de Educação passou a adotar o nome de Centro de Ciências da Educação. Em 1988 ocorreu a conversão do Curso de Estudos Sociais em Curso de Geografia (reconhecido em 1995) e Curso de História (reconhecido em 1996).

A partir de 1979 a Faed apresentou uma expansão vertical dos seus cursos, com especializações e aperfeiçoamentos, o que levou à criação de um Núcleo de Pós-graduação, e posteriormente a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o funcionamento de três cursos de mestrado em 2007, e o primeiro doutorado em 2012.

Em 2007 a Udesc Faed mudou de endereço para o novo prédio no Campus I da Udesc, no bairro Itacorubi. O antigo prédio no Centro da capital passou a abrigar o Museu da Escola Catarinense.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC