Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/01/2020-17h28

Udesc Faed investe na reforma do prédio, equipamentos e infraestrutura para 2020

Obras de reforma devem ser concluídas no início do semestre - Foto: Carol Hommerding/Ascom Udesc Faed
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciará o ano letivo de 2020 com a reforma do prédio em fase de conclusão e com infraestrutura renovada por meio de investimentos realizados em novos equipamentos e mobiliário.

A reforma do prédio, iniciada em junho de 2019, deve ser concluída no início do semestre letivo. Os ajustes de layout foram aprovados no âmbito da Comissão de Espaço Físico em meados de 2015. A empresa licitada para execução da obra seguiu o projeto de reforma aprovado pela Comissão, visando a liberação do “habite-se”, após sua conclusão.

As obras envolveram a readequação de layout dos espaços administrativos, de uso coletivo e algumas salas da Faed. O bloco administrativo, inaugurado em 2016, ainda aguardava a reforma para ocupação completa da edificação. Foram realizadas obras nas caixas d’água, inclusive com a instalação de novas caixas com maior capacidade para abastecimento de água do Centro, bem como a atualização nas redes lógica e elétrica. Também estão previstos reparos nos telhados.

Alguns ambientes do prédio original também passaram por ajustes e resultaram em um novo espaço de convivência para estudantes; ampliação da sala das entidades estudantis; disponibilização de um novo local para abrigar a Brinquedoteca e o almoxarifado; nova sala para a recepção do Centro; espaços mais adequados para laboratórios do departamento de Biblioteconomia e coordenação de informática; e nova sala para abrigar o Ambiente Inovador de Aprendizagem, previsto no Planejamento Estratégico de Gestão, que deve entrar em funcionamento em 2020.

No bloco administrativo passaram por ajustes paredes e divisórias das salas dos departamentos, secretarias, coordenação de estágios e programas de pós-graduação. Com a reforma foram criados novos espaços de uso coletivo, a exemplo da sala de estudos, sala de digitação e salas de atendimento que funcionarão em 2020. A copa dos servidores ganhou um espaço para refeitório e área de convivência, e uma nova sala de reuniões entrará em funcionamento no terceiro andar.

Novos equipamentos e mobiliário


Em 2019 a Direção do Centro investiu mais de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos para aprimoramento da infraestrutura da FAED. Foram adquiridos computadores, notebooks, monitores e tablets; aparelhos de ar condicionado; contêineres para armazenamento; bebedouros e purificadores de água; projetores, suportes e caixas de som para as salas de aula; livros e e-books; uniformes e materiais esportivos; softwares e câmeras de vigilância; equipamento de som para o auditório Tito Sena; e um veículo Spin.

Também foram comprados itens de mobiliário para espaços coletivos, setores administrativos e laboratórios. Novas cadeiras, sofás, mesas e estações de trabalho, mesas para reuniões, dois fraldários, entre outros móveis para os espaços do Centro.

Por meio do edital ESPINE - Espaços Inovadores de Ensino, da Udesc, foram adquiridos R$ 152 mil em equipamentos para o novo espaço a ser implementado na FAED: home theater, tela interativa, web cam, microfones de lapela, fones de ouvido, tablets, microcomputadores, notebooks, projetores multimídia, impressora 3D, armários, televisores LED, smart TV e impressora multifuncional.

Para a Diretora Geral, professora Julice Dias, estes investimentos contemplam diversos projetos previstos no Planejamento Estratégico de Gestão da Faed e deverão qualificar ainda mais as ações desenvolvidas no Centro.

“A conclusão das obras de reforma e as novas aquisições de móveis e equipamentos garantirão uma melhoria nos ambientes e na infraestrutura da Faed, tanto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, como no âmbito dos setores administrativos, beneficiando toda a comunidade acadêmica” ressalta o diretor de Administração, Ronan Nocetti Tormena.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h